Dica do Nutricionista

Conheça a quercetina e saiba quais são os seus benefícios

Por Redação Doutíssima 11/08/2015

Talvez você ainda não tenha ouvido falar na quercetina, mas é bem provável que já a tenha consumido, principalmente se for adepto de uma alimentação saudável e balanceada. Trata-se de um flavonoide natural que tem propriedades farmacológicas e é encontrado em grandes concentrações em maçãs, cebolas, alguns tipos de chá, brócolis e vinho tinto.

 

A nutricionista Jureci Siqueira Machado ressalta que a quercetina atua como anti-inflamatória, anticarcinogênica, antiviral, antialérgica e tem grande influência na inibição de cataratas em diabéticos, além de fortalecer o sistema cardiovascular.

 

“É considerada um fitoquímico muito importante por exercer todas essas propriedades funcionais”, acrescenta a nutricionista, que também é especialista em Fisiologia do Exercício e mestre em Saúde Coletiva.

quercetina

Flavonoide encontrado em maçãs promove fortalecimento do sistema imunológico. Foto: iStock, Getty Images

Quercetina e a renovação celular

A quercetina é rica em antioxidante e  tem propriedades de renovação celular, melhora a circulação sanguínea e interfere na redução do colesterol.

 

Os alimentos ricos na substância são uma ótima forma de estimular e fortalecer o sistema imune, a sua ação antioxidante elimina os radicais livres do organismo, evitando danos para as células e DNA, podendo, por isso, evitar o surgimento de  doenças crônicas .

Como a quercetina é um poderoso antioxidante, que confere aos alimentos a característica de propriedade funcional, sua ação já foi comprovada através de muitos estudos. “Por isso, sua alegação é reconhecida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) através resolução 18 de 30 de abril de 1999”, aponta a especialista.

É extraída das plantas com muita facilidade, pois encontra-se em grande quantidade, proporcionando, consequentemente, a diminuição dos custos de extração, por isso é tão facilmente achada em forma de suplementos. Mas mesmo assim, Jureci recomenda a ingestão da vitamina através da alimentação.

Ingestão diária de quercetina

De acordo com a nutricionista, as recomendações da ingestão da substância via suplementos ainda está em estudos. “E se você consome de quatro a cinco porções de frutas por dia, contendo pelo menos duas maçãs, já tem a ingestão diária necessária”, explica Jureci.

E já que a maçã é uma das principais fontes de quercetina, aproveite a sugestão abaixo para preparar um delicioso mousse com a fruta, que rende até quatro porções. Surpreenda amigos e família e assuma a próxima sobremesa.

Mousse de maçã com iogurte e mel

Ingredientes:

– Suco de 1 limão

– 3 maçãs grandes, descascadas e cortadas em cubos

– 1 copo de suco de maçã

– 1 envelope de gelatina em pó sem sabor

– 1 xícara de chá de creme de leite light

– 1 copo de iogurte natural desnatado

– 2 colheres de sopa de mel

– 2 claras

– 1 pitada de sal

Modo de preparo:

Sobre os pedaços de maçã, jogue o suco de limão. Isso fará com que a fruta não escureça. Reserve. A gelatina em pó deve ser amolecida em um copo com apenas dois dedos de água.

Você deve aquecer o suco de maçã em uma panela até que inicie a fervura. Assim que retirar do fogo, dissolva a gelatina, já amolecida, e misture bem.

Leve a mistura ao liquidificador e bata com o creme de leite, o mel e o iogurte. Junte os pedaços de maçã e despeje tudo em uma tigela. Bata as claras até que atinjam o ponto de neve e acrescente a pitada de sal. De maneira delicada, misture as claras ao restante do preparo.

 

Se preferir, use taças para porções individuais, cuide para que todas tenham a mesma quantidade de pedaços de maçã. Leve à geladeira por, pelo menos, duas horas.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!