Moda

De volta, túnica é opção versátil para diferentes situações

Por Redação Doutíssima 11/08/2015

Sedutora, enigmática e repleta de informação fashion: essa é a túnica, peça histórica do guarda-roupa que agora volta a fazer sucesso no look das mulheres. Quem reafirmou o poder do item foi a maison Chanel que, em 2015, exibiu novamente as túnicas nas passarelas de Dubai.

Estima-se que esse item tenha sido utilizado já na Grécia Antiga, posteriormente associando-se com a cultura árabe. O fato é que, independente de sua origem, a peça também cabe no vestuário da mulher moderna, conferindo charme e elegância incomparáveis ao visual.

túnica

Verstátil, a túnica combina com qualquer estação do ano e com diferentes estilos. Foto: Shutterstock

 

Aprenda a usar túnica

Além de versátil, a túnica é uma peça atemporal. Ou seja: em qualquer estação do ano, há formas de incluí-la no visual. Geralmente, trazem tecidos mais nobres, ou pelo menos um toque acetinado, e um corte mais reto, que as diferem das batas.

As peças costumam apresentar, também, estampas variadas. Seguindo a influência oriental, as túnicas surgem carregadas de cor, através de opções alegres e que asseguram que o visual jamais passará despercebido. São, portanto, uma peça-chave.

Em seu desenvolvimento na história da moda, foram ficando cada vez mais compridas, quase como vestidos ou blusas soltinhas alongadas. Dessa forma, podem ser utilizadas com shorts e saias no verão, ou com leggings e calças jeans skinny nas temperaturas amenas.

Como costuma ficar mais soltinha no corpo, é interessante combiná-la com peças mais coladas à silhueta nas pernas. Caso contrário, você poderá parecer mais cheinha, devido à impressão de um volume corporal maior.

 

Cuidados ao vestir 

Marcante, a túnica é uma peça que demanda cuidados ao ser incluída no look. Inicialmente, é preciso ter cautela com as estampas. Ao investir em uma peça colorida, certifique-se de acrescentar um complemento neutro no look, para harmonizar a produção.

As mulheres baixinhas precisam ter atenção redobrada para usar túnicas. Especialmente porque, quanto mais longa for a túnica, mais achatada ficará a silhueta. Por isso, opte pelos modelos com recorte acima do joelho. Os complementos também podem ajudar: um colar comprido e um salto alto ajudam a alongar o corpo.

Se você quiser valorizar a silhueta, vale lançar mão de um truque: use a peça com cintos ou faixas marcando a cintura. Assim, o look fica mais elegante e menos despojado. Isso evita, também, que você aparente ter alguns quilos a mais.

No verão, as túnicas podem também se transformar em saída de banho. Use e abuse da peça, sem medo de experimentar os formatos longos ou mais curtinhos. O seu look certamente ganhará pontos extras no quesito fashionismo.

As mulheres naturalmente mais magrinhas têm várias opções de looks com as túnicas. A peça solta é ideal para valorizar a silhueta de quem tem seios pequenos, pois assegura um volume extra na região. Se você for alta, pode usar o item com rasteirinhas nos pés.

Se apostar na túnica para um evento social de maior porte, lembre-se de escolher uma peça com tecido nobre, como a seda. Se necessitar de inspirações para acrescentar o item no look, fique ligada nas produções de Thássia Naves, Leighton Meester e Mariah Bernardes, que são já são fãs assumidas das túnicas.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!