Moda

Scarpin combina com diferentes looks: aprenda a usar

Por Redação Doutíssima 17/08/2015

O scarpin é um clássico do guarda-roupa feminino. Elegante e charmoso, o calçado de origem italiana hoje representa um verdadeiro curinga no visual. Fácil de combinar, o tradicional modelo com bico fino ganha versões cada vez mais incrementadas em relação a cores, materiais e estampas.

De acordo com Paula Martins, jornalista e consultora de moda, o scarpin garante elegância, feminilidade e um toque de sensualidade para qualquer produção. Quem popularizou o modelo foi o estilista Christian Dior, que introduziu o sapato ao seu “New Look”, cuja proposta era resgatar a graciosidade das mulheres após a II Guerra.

scarpin

Scarpin ganha versões cada vez mais incrementadas e diversificadas. Foto: iStock, Getty Images

 

Scarpin: como usar?

Há várias alternativas para quem pensa em incluir o scarpin no look. Além do modelo clássico, de bico fino, grifes como Chanel e Miu-Miu estão apostando em novos itens para a temporada. “É o scarpin 2.0, que tem um bico mais arredondado, com salto grosso e baixo”, explica Paula.

Na hora de compor o visual, o seu estilo pessoal deve ser levado em consideração. “A partir daí, você pode definir o tamanho do salto, o tipo de material, as cores e estampas. É importante investir em um modelo que tenha a sua cara”, destaca ela.

De acordo com a consultora, as possibilidades de combinação do scarpin são cada vez mais amplas. “Não há mais tantas restrições em relação à ocasião, pois a moda está mais flexível e misturar é a palavra de ordem quando pensamos em estilo”, aponta. Assim, o calçado cabe nas produções básicas e elegantes.

O sapato fica muito bem em um look casual com camiseta e jeans, especialmente os modelos em couro fosco com salto médio, conforme destaca Paula. Já os modelos com saltos altos em verniz são perfeitos para ocasiões noturnas, como festas ou baladas.

Cuidados ao usar scarpin

Para não errar ao usar scarpin, a principal preocupação deve ser harmonizar a produção, segundo a consultora de moda. “Não pode ficar over demais. Por exemplo, se o vestido é a peça-chave, melhor optar por um scarpin clássico, sem estampas”, sugere.

Mas, se você pretende deixar o calçado nos holofotes, também é possível investir no oposto: deixe a roupa mais neutra e invista em um scarpin com estampa florida ou animal print. Para você acertar na produção, Paula conta com algumas sugestões.

“Eu apostaria em um look casual elegante, com camiseta despojada, blazer ou maxicolete. Para completar, um jeans skinny desfiado e um scarpin de salto médio”, destaca ela. Se você necessitar de mais inspirações, também vale a pena ficar de olho no look das famosas.

 

As atrizes Elle Fanning, Emma Watson e Kate Bosworth são bom exemplos de amantes do scarpin. “Elas adoram brincar com cores, estampas e tamanhos. Mas nunca perdem a classe”, finaliza Paula.

Gostou das dicas sobre como usar scarpin? Também é adepta do calçado no dia a dia e à noite? Então deixe um comentário abaixo e compartilhe sua opinião sobre este artigo!

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!