Os famosos dreadlocks deixaram de ser sinônimo de desleixo e se tornaram parte de editoriais de moda e looks de passarela. O penteado rastafári agora representa atitude e personalidade. Não é à toa que Brad Pitt e Shakira já foram alguns de seus adeptos.
Quem também chamou atenção pelos dreadlocks foi a atriz Cleo Pires, que adotou o visual por causa de um trabalho profissional. Mas, independente do seu estilo, se você é fã de um look repleto de originalidade e que marca presença, os dreads podem ser uma boa aposta.
Dreadlocks: como fazer?
Para investir nos dreadlocks, a recomendação inicial é procurar um cabeleireiro especializado na técnica. Há várias formas de garantir o visual, mas a prática mais comum é através da torção.
Trata-se de um método que consiste em torcer mechas do cabelo da raiz às pontas, formando os dreads, com o auxílio de uma pomada modeladora. Mas, para garantir o resultado ideal, é preciso ter paciência. Será necessário permanecer no salão, pois o processo pode levar até 12 horas.
Além disso, com o tempo, é necessário fazer manutenção nos dreads. À medida que o cabelo cresce, eles vão descolando da raiz – o que, esteticamente, não é muito bom. Uma vez por mês já é recomendado retornar ao salão para torcer as novas mechas.
Investir nos dreadlocks precisa ser uma decisão certeira. É muito difícil retirar a torção dos fios e, por ser uma técnica muito agressiva, a melhor solução é cortar o cabelo caso você fique enjoada do penteado.
Por isso, se estiver na dúvida, comece fazendo dreads apenas em algumas partes da cabeça. Outra alternativa é apelar para os dreadlocks artificiais, feitos com lã ou nylon. Assim, o look acaba sendo temporário, durando de três a seis meses.
Cuidados com dreadlocks
A fama dos dreadlocks não é das melhores. Bob Marley, um dos precursores do penteado, possuía um cabelo cercado de mitos em relação à higiene. Mas a questão da limpeza pode ser um equívoco: afinal, qualquer cabelo mal cuidado – com ou sem dreads – perde pontos neste quesito.
Naturalmente, o cabelo com dreads fica ressecado e desfiado. Mas isso não é desculpa para que não haja cuidado com os fios. A lavagem pode ser realizada diariamente, com o auxílio de um sabão de coco. Os shampoos naturais também são alternativas para deixar os dreads bonitos.
Um dos cuidados indispensáveis em relação aos dreads se refere à secagem. No inverno, especialmente, o uso do secador é indispensável. Especialmente porque, quando molhados, os dreads correm o risco de mofar.
Por isso, é sempre bom fazer o teste: se, ao apertar os dreads, ainda sair água, invista no secador de cabelos. Utilize o acessório em uma velocidade média e temperatura quente, direcionando-o aos fios para garantir que eles fiquem bem secos e com um aspecto despojado, na medida certa.
Curtiu as dicas sobre como usar dreadlocks? Você teria coragem de investir no penteado? Deixe um comentário abaixo!
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!