Se você não tem familiaridade com a maquiagem, pode se assustar só de pensar na quantidade de produtos e acessórios necessários para uma produção básica. Mas não é preciso se preocupar: aprender como se maquiar sozinha é uma questão de prática. Com o tempo, é possível se aventurar em looks cada vez mais ousados.
O makeup artist Henrique Azevedo confirma que determinados hábitos podem fazer toda a diferença na sua aparência. “Delicadeza na aplicação dos produtos e descobrir quais são os ângulos do rosto que mais te valorizam são alguns segredos”, revela. Isso vale para todas as mulheres.
Como se maquiar sozinha: produtos indispensáveis
Para aprender a se maquiar sozinha, é preciso ter em mãos alguns itens essenciais. “Para um make em casa, é indispensável o uso de primer, base, corretivo, pó, iluminador, blush, pigmento para sobrancelha, rímel, batom ou gloss”, destaca o especialista.
Os produtos podem ser aplicados na ordem em que foram citados. O primer precisa ser utilizado em todo o rosto, para preparar a pele. Em seguida, o corretivo entra em ação, escondendo olheiras e manchas. Na sequência, a base para uniformizar a pele. O pó dá o acabamento, disfarçando a oleosidade.
Depois, vem a parte dos detalhes. O blush pode ser aplicado nas maçãs do rosto, para garantir um ar mais saudável na aparência. Um lápis para a sobrancelhas deve ser usado para corrigir as falhas no arco, enquanto a máscara para cílios abre o olhar. Finalize com um batom nos lábios para arrasar.
O grande segredo de se maquiar sozinha e conseguir um ótimo efeito, conforme aponta Henrique, não são só os produtos. “A aplicação é que representa a parte mais complexa do make”, aponta o profissional. Ele crê que é importante contar com os pincéis adequados e praticar bastante a aplicação, para conquistar o resultado final desejado.
Dicas rápidas sobre se maquiar sozinha
Se você está aprendendo como se maquiar sozinha, o makeup artist conta com algumas orientações valiosas. “Sempre esteja com o rosto bem limpo antes de se maquiar e não deixe de passar seus cremes rotineiros. Polir bem a pele faz toda a diferença”, garante.
De acordo com ele, um cuidado indispensável ao se maquiar sozinha é prestar atenção no excesso ou na falta de produtos. “Por medo, as pessoas têm a tendência de aplicar muito pouco. O que acontece, então, é que logo depois a maquiagem já sai completamente. Não é um litro, mas também não são duas gotas de make. Precisa haver um equilíbrio”, ressalta.
Confira, abaixo, mais algumas dicas rápidas fornecidas por ele para se maquiar sozinha sem medo:
1. Beauty Blender
O famoso beauty blender, uma espécie de esponja, é ótimo para deixar a pele mais uniforme e com um aspecto limpo. Ele ajuda a dar um acabamento melhor na aplicação do corretivo e da base.
2. Iluminadores
Sombras iluminadas sempre são mais fáceis de esfumar do que as opacas. Os próprios iluminadores também ajudam a otimizar linhas de expressão.
3. Pincéis
Os pincéis ajudam a dar precisão para a criação de efeitos no make. Lembre-se de que a automaquiagem é uma arte e que, em cada um dos passos, cada mulher precisa ir descobrindo seus próprios truques.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!