Grande parte das mulheres sente um friozinho na barriga só de ouvir o termo flacidez nas pernas. Bumbum, coxas e quadril moles acabam com o visual bonito de qualquer uma. Mas não é tão complicado assim combater esse mal: com exercícios e uma alimentação específica tudo é possível.
Flacidez nas pernas
Com o passar dos anos, todo o corpo tem tendência a ficar mais flácido. A idade traz consigo um metabolismo mais lento, a facilidade de perder massa magra e ganhar massa gorda.
Outro fator que contribui com a flacidez nas pernas é o estilo de vida que a maioria dos seres humanos leva hoje. Passar muitas horas sentado durante o período de trabalho complica a circulação nos membros inferiores e não trabalha a musculatura local.
Uma rotina de atividades físicas é essencial para não ficar com o bumbum caído. Mas a alimentação também é capaz de agir para combater a flacidez nas pernas.
Alimentos para combater a flacidez nas pernas
Segundo a nutricionista Francine Cagol, os seguintes alimentos são excelentes aliados no combate à flacidez que afeta as pernas:
1. Clara de ovo
É rica em proteínas, principalmente em leucina, que reduz a perda de massa magra.
2. Batata-doce
Possui vitaminas do complexo B, que ajudam a queimar gorduras localizadas e é um carboidrato de baixo índice glicêmico.
3. Folhas verde-escuras
São ricas em antioxidantes, que impedem a ação de radicais livres nas células e evitam o envelhecimento e perda de elasticidade precoce da pele em todo o corpo.
4. Leguminosas
São ricas em minerais que ajudam na síntese do colágeno, substância que garante a elasticidade dos tecidos, inclusive da pele.
5. Aveia
Contém altas quantidades de silício, um mineral reconstrutor que age na síntese do colágeno para firmar a pele.
6. Frutos do mar
São ricos em cobre, que também age positivamente na absorção do colágeno.
7. Tomate
Contém licopeno, que dificulta a ação dos radicais livres sobre as células e também é rico em vitamina A, importante para a elasticidade da pele.
8. Arroz integral
Rico em fibras e vitaminas do complexo B, contribui de maneira geral para a firmeza da pele.
9. Frutas vermelhas
São excelentes fontes de vitaminas A e C, que agem contra os radicais livres e combatem a flacidez nas pernas.
10. Goiaba
Uma das poucas frutas não cítricas que possuem uma grande quantidade de vitamina C, que age contra os radicais livres e combate o envelhecimento.
11. Carne de frango
Uma proteína essencialmente magra que auxilia na reconstrução das fibras musculares, evitando a flacidez.
12. Quinoa
Cereal fundamental para a reconstrução muscular por ser rico em proteínas.
Além da extensa lista de alimentos, a nutricionista indica que é possível consumir o colágeno em cápsulas, potencializando a presença da substância no organismo para evitar a flacidez nas pernas. Para utilizar esse suplemento, é ideal consultar um especialista para saber se não há contraindicação.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!