Muitos alimentos podem fazer mais do que saciar a fome. Esse é o caso do pão de batata-doce, uma receita rica em benefícios, que o torna um ótimo substituto para o pão tradicional. Hoje em dia, estudos sugerem que a batata-doce é capaz de ser utilizada no tratamento de câncer, diabetes, condições inflamatórias e doença cardíaca.
Pão de batata-doce é rico em benefícios
Os carboidratos são um dos tipos de alimentos que devem ser consumidos com moderação, ainda mais se você está de dieta, mas é possível fazer eles ficarem a seu favor. Uma ótima maneira para isso é tornar o pão de batata-doce sua fonte de carboidrato matinal ou para o lanche da tarde.
Um dos aspectos nutricionais mais benéficos da batata-doce é que ela possui um alto teor de vitamina A. Na verdade, nenhum outro alimento no planeta contém mais vitamina A do que ela, que por isso tem sido usada na medicina popular sul-americana há mais de 5 mil anos.
Em um estudo feito pela revista Advances in Food and Nutrition Research, foi avaliado o papel da batata-doce na dieta humana. As conclusões mostraram que sua composição bioquímica e nutricional a torna uma excelente fonte de compostos que promovem a saúde. Dentre eles destacou-se o betacaroteno, que possui benefícios potenciais contra infecções bacterianas, diabetes, inflamação, envelhecimento, doenças neurológicas e câncer.
Segundo uma outra pesquisa, publicada no Archives of Internal Medicine, a suplementação a longo prazo com betacaroteno é capaz de proporcionar benefícios cognitivos. Um levantamento publicado no Journal of the Science of Food and Agriculture destacou ainda que a batata-doce pode reduzir os níveis de colesterol e, como consequência, de doença cardíaca.
Além disso, os açúcares naturais desse alimento são lentamente liberados na corrente sanguínea. Isso ajuda a garantir uma fonte equilibrada e regular de energia, sem os picos que são associados à fadiga e ao ganho de peso.
Cozimento potencializa efeitos
Muitas pessoas têm dúvidas se, ao cozinhar ou assar um pão de batata-doce, suas propriedades e nutrientes são perdidas. Porém, estudos mostram que os métodos de processamento de calor da batata-doce – cozinhar, assar, ferver – não só liberam betacarotenos, como também os tornam mais acessíveis para o corpo.
Um estudo da Universidade de Makerere, em Uganda, concluiu que no uso da batata-doce laranja, o processamento de calor melhora a biodisponibilidade do betacaroteno – provavelmente devido ao rompimento da microestrutura do tecido do alimento.
Como fazer o pão de batata-doce
Ingredientes:
1 e ½ xícara (chá) de batata-doce cozida
½ xícara (chá) de água
1 xícara (chá) de polvilho doce
1 xícara (chá) de polvilho azedo
¼ xícara (chá) de azeite de oliva ou óleo de coco
½ colher (sopa) de sal rosa
1 colher (sopa) de semente de chia (opcional)
Modo de preparo:
Primeiro, amasse a batata-doce ainda quente. Em uma tigela, adicione o restante dos ingredientes, misturando tudo até formar uma massa homogênea. Agora, é só fazer bolinhas e levar ao forno preaquecido a 200º por 30 minutos ou até ficar dourado.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!