Moda

Ear cuff: acessório faz sucesso nas orelhas das famosas

Por Redação Doutíssima 28/08/2015

Acessório hit no look das famosas, o ear cuff segue como um dos complementos mais adorados no look feminino em qualquer estação. A peça voltou a ganhar destaque por conta da novela Verdades Secretas, na qual a personagem Giovanna, interpretada por Agatha Moreira, é adepta do brinco para estilizar o visual.

A consultora de moda Renata Cotarelli aponta que o ear cuff já foi uma peça exclusiva dos punks, por volta dos anos 70. Agora, o acessório ganha uma releitura mais sofisticada. Segundo ela, a responsável por impulsionar a tendência foi a designer Annelise Michelson, que já colaborou para a Vogue francesa.

ear cuff - shutterstock doutíssima

Acessório evidente em novelas, o ear cuff voltou em diferentes modelos. Foto: Shutterstock

 

Aprenda a usar ear cuff

Se você deseja dar uma repaginada no look, o ear cuff é o acessório ideal. “Este tipo de brinco é um show à parte no visual. Ele imprime personalidade e, quando bem usado, além de enfeitar, passa uma imagem bastante aprimorada de informação de moda”, ressalta Renata.

Na hora de escolher o modelo ideal, a consultora conta com algumas dicas. “Aconselho que sejam levados em conta o estilo, a coloração de pele, os cabelos, o formato do rosto e o tipo físico da mulher. Adequação e bom senso são palavras-chave na escolha”, enfatiza a especialista.

Levando em conta as recomendações da consultora, há várias opções de brincos à disposição. “A escolha pelo estilo vai dos modelos mais simples e despojados, aos mais elegantes, com joias e pedras, por exemplo”, indica Renata.

Já em relação ao físico, as mulheres com menos estatura e traços delicados devem investir nos modelos menos pesados, para garantir uma proporcionalidade na produção. “Rostos mais marcados comportam joias mais pesadas”, revela.

Além disso, a especialista faz algumas recomendações para garantir que o look não fique exagerado. “Lembre-se de que o ear cuff, por si só, já é marcante. Por isso, vale a pena deixar o resto do visual um pouco mais clean e prender os cabelos para evidenciar o acessório”, sugere.

É indispensável, também, permanecer fiel ao seu estilo e à ocasião em questão na hora de usar o acessório. “O ear cuff não é adequado aos ambientes de trabalho mais conservadores, por exemplo. Para usar a peça, é importante ter identificação com ela, além de autenticidade e autoconhecimento. Sem isso, o acessório parecerá descontextualizado”, afirma Renata.

Famosas adeptas do ear cuff

Os modelos de ear cuffs variam entre aqueles com simples argolas, até os com ornamentos incrustados. Por isso, segundo Renata, eles podem fazer parte do visual de mulheres sexy, românticas, modernas, criativas e elegantes – sem distinção.

Essa versatilidade foi um dos motivos pelos quais a peça rapidamente caiu no gosto das celebridades. “As ‘algemas de orelhas’ já foram usadas por Rihanna, Alexa Chung, Lady Gaga, Sienna Miller, Scarlett Johansson, Alessandra Ambrosio e Cara Delavigne, para citar algumas”, lembra a consultora.

No Brasil, as blogueiras Thassia Naves e Camila Coutinho, assim como a atriz Bruna Marquezine, também investiram na tendência. E, para quem desejar apostar no ear cuff, Renata conta dicas de look. “É possível usar com jeans, camiseta, tênis, com múltiplos anéis e pulseiras, ou também em trajes de gala”, finaliza a expert.  

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!