Moda

Rose quartz: rosa suave promete ser a cor da do verão

Por Redação Doutíssima 04/10/2015

A cor marsala, um vermelho profundo acastanhado, tomou conta do cenário fashion no decorrer deste ano. Mas, se você não aguenta mais essa tonalidade, saiba que já é possível antecipar suas produções de verão com o tom que, segundo a empresa de sistemas de cor Pantone (EUA), será a protagonista em 2016: o rose quartz.

Se você torce o nariz só de pensar na cor rosa, lembre-se de que o tom pode aparecer em diversas variações. O rose quartz, especialmente, é clarinho. Trata-se de um tom de pink bem suave, com aquele ar romântico que era observado nas produções da atriz Audrey Hepburn, por volta dos anos 60.

rose-quartz-Fortissima-iStock-Getty-Images

Aposta do verão, tonalidade rose quartz é inspirada na pedra quartzo rosa. Foto: iStock, Getty Images

Rose quartz e outras cores para 2016

A tonalidade rose quartz é inspirada, conforme indica o nome, pela pedra “quartzo rosa”. A companhia que definiu o tom como a cor para 2016 divulgou que o motivo da escolha tem um viés psicológico. A ideia era definir uma paleta de tons que transmitisse paz e calma, diante da sociedade globalizada e tecnológica do século XXI.

Dessa forma, o rosa suave surge acompanhado de toda uma paleta de tons predominantemente pastéis, denominados “blush colors”:

– peach eco (laranja claro)

– serenity (azul relaxante)

– snorkel blue (azul entre navy e marinho)

– buttercup (amarelo radiante)

– limpet shell (azul céu)

– lilac grey (lilás com fundo acinzentado)

– fiesta (vermelho intenso)

– iced coffe (marrom avermelhado)

– green flash (verde com fundo amarelado)

A escolha dos tons suaves, além de ter relação com o conforto e a calmaria que buscamos no dia a dia, também está diretamente ligada à proposta de uma moda mais democrática. Os tons foram definidos com o propósito de ficarem harmônicos com as tonalidades de pele masculinas e femininas.

Por isso, o rose quartz já deu pinta nos desfiles de grifes badaladas como Carolina Herrera, antecipando tendências para as estações amenas. Se você simpatizou com a tonalidade, já é possível ir se inspirando para algumas produções, pois o rosa suave pode protagonizar tanto nas roupas, quanto nos acessórios.

Rose quartz: como usar?

Caso você já esteja considerando incluir o rose quartz na sua paleta de cores para o verão, vale a pena pensar em algumas opções de look. A cor fica bonita em top croppeds, saias longas ou midi, vestidos esvoaçantes ou, também, nas bolsas, scarpins e tênis.  

Para valorizar a cor rosa, é importante saber escolher os tons contrastantes ideais e os complementos corretos. Acessórios como brincos e pulseiras metalizadas ficam interessantes. A cor preta também equilibra a produção. Para um look totalmente romântico, mesclar elementos na cor branca é um truque infalível.

Naqueles dias de verão mais frios ou com vento, o rose quartz pode aparecer nos blazers, jaquetas e cardigãs. Nas pernas, é possível arrematar a produção com um jeans moderno, no estilo boyfriend ou skinny.

Vale a pena lembrar que todas as blush colors são harmoniosas entre si. Por isso, na dúvida, escolha um acessório que esteja dentro dessa paleta de cores, pois ele certamente cairá como uma luva com o rose quartz. Assim, não tem como errar.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre rose quartz? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!