O leite condensado de soja é uma ótima opção para quem não pode comer a versão tradicional. Livre de lactose, é possível usá-lo em várias receitas culinárias, sendo uma alternativa saborosa para quem deseja começar a consumir soja.

 

O produto foi desenvolvido para pessoas que são intolerantes à lactose e ao glúten, assim como para quem deseja manter uma alimentação saudável. O melhor de tudo é que você pode fazê-lo em casa.

leite condensado de soja
Para quem tem intolerância alimentar, o leite condensado feito com soja é uma opção. Foto: Shutterstock

 

Leite condensado de soja: gostoso e saudável

Quem possui algum tipo de restrição alimentar sabe o quanto é difícil resistir aos doces e às maravilhosas sobremesas de domingo. Os intolerantes à lactose ou que possuem alergia à proteína do leite sabem que isso exclui as principais receitas disponíveis, pois a maioria leva leite ou leite condensado.

 

Uma versão mais saudável e sem lactose ou leite, feita a partir de extratos vegetais, talvez seja a solução para esse problema gastronômico. O leite condensado de soja pode ser encontrado em diversos supermercados e é usado da mesma forma que a versão tradicional. Você não perderá sabor e textura, e além disso conseguirá benefícios adicionais.

 

As gorduras saturadas presentes no leite de vaca são insalubres e aumentam seu colesterol. O Food and Drug Administration (FDA), órgão dos Estados Unidos, afirma que a soja, como parte de uma dieta baixa em gordura saturada e colesterol, é capaz de reduzir significativamente o risco de doença coronária.

O órgão recomenda incorporar 25 gramas de proteína de soja na alimentação do dia a dia.

 

A soja é um alimento muito saudável e por isso, mesmo que você não tenha alergia ou intolerância, usá-la pode ser ótimo para sua saúde. Quem mantém uma alimentação vegana, ou seja, sem consumir alimentos de origem animal, também consegue se beneficiar desse tipo de leite condensado.

 

Como fazer leite condensado de soja em casa

Em muitos supermercados e lojas de produtos naturais, o leite condensado de soja industrializado é facilmente encontrado. Trata-se de uma ótima maneira de consumir mais soja ou não sofrer os efeitos do leite. Porém, se você quer algo ainda mais natural, saiba que é possível fazê-lo em casa, adicionando ainda mais vantagens à saúde.

 

Se você está de dieta, por exemplo, pode fazer uma versão light da receita. Para isso, basta substituir o açúcar por adoçante em pó ou mel. Açúcar de cana ou demerara orgânico também são ótimas alternativas para torná-lo mais natural, mas farão com que seu leite condensado tenha uma coloração mais escura.

 

Depois de pronto, é possível usá-lo em receitas de doces, cafés e onde mais sua imaginação desejar. Veja como preparar.

Ingredientes:

– 1 litro leite de soja

– 2 xícaras açúcar (mascavo, cristal, demerara)

– 1/2 xícara água

– 1 colher de sopa amido de milho

– 1 colher de sobremesa essência de baunilha

 

Modo de preparo:

Coloque o leite e o açúcar em uma panela e cozinhe até levantar fervura. Então, dissolva o amido de milho em água e adicione o leite. Mexa bem até engrossar.

Desligue o fogo e finalize com algumas gotas de essência de baunilha, mexendo bem para não formar película, Depois que o leite condensado de soja estiver frio, coloque em um pote com tampa e guarde na geladeira.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!


DEIXE UMA RESPOSTA