Moda

Grafismo: saiba como investir na tendência para o verão 2016

Por Redação Doutíssima 05/09/2015

Cores intensas, padronagens marcantes e efeito ótico: essas são algumas das características do grafismo. A tendência tomou conta das coleções de estilistas brasileiros como Juliana Jabour, Wagner Kallieno e Lenny Niemeyer, o que antecipa uma verdadeira febre para o verão 2016.

De acordo com Barbara Barroso, consultora de imagem e estilo e sócia-fundadora da L’Imaginaire, o grafismo é uma tendência baseada em estampas gráficas e geométricas. “É ideal para as mulheres que desejam um visual moderno e sofisticado. A dica é apostar em peças compostas por formas simples: triângulos, quadrados e losangos”, enfatiza.

grafismo shutterstock doutissima

Grafismo é uma tendência baseada em estampas gráficas e geométricas. Foto: Shutterstock

 

O que é o grafismo?

Inserir o grafismo no visual é sinônimo de que você entende de moda. Especialmente porque através das formas, repetições e movimentos, a estampa dá um toque de modernidade a qualquer peça de roupa.

“As estampas gráficas e geométricas se confundem entre si, pois uma deriva da outra. A geometria na moda é o uso das figuras geométricas puras na forma ou estampa de uma determinada peça. Já o grafismo é a maneira como se desenha uma linha ou um conjunto de linhas para fazer uma representação gráfica”, esclarece ela.

A moda do grafismo é muito rica e possui várias vertentes de inspiração. “Ele é usado como forma de arte e de expressão em várias culturas, inclusive nos povos indígenas e africanos”, conta a consultora. É por isso que o grafismo também está presente nas estampas étnicas.

Segundo Barbara, as estampas gráficas conquistaram a audiência fashionista não apenas pela beleza das repetições apresentadas, mas também pela energia que transmitem. “Elas têm um caráter moderno e atual, que reflete o mundo dinâmico em que vivemos”, sumariza ela.

Aprenda a criar um look gráfico

A consultora de imagem acredita que ainda vamos ver o grafismo dando pinta nos looks mais fashion da moda. “Ele vai aparecer de formas criativas na estação, combinado com materiais como couro e paetês”, sublinha.

Por isso, se você está pensando em ficar mais fashionista para o verão, vale a pena abusar da tendência. “As formas geométricas deixam qualquer look alegre e cheio de vida. Elas funcionam muito bem, tanto na mistura de estampas, quanto na de cores”, orienta Barbara.

Segundo ela, é possível criar um look totalmente gráfico, ou combinar com uma peça de roupa mais lisa. Se o seu estilo for clássico, a sugestão da especialista é usar um item gráfico com o resto do outfit neutro, criando equilíbrio.

Mas é preciso ter alguns cuidados ao apostar no grafismo: ele aumenta o volume da região na qual é utilizado. Por isso, use a estampa na parte da silhueta em que você deseja aumentar proporções.

De acordo com a consultora de imagem, a parte mais interessante do grafismo é que ele possibilita inúmeras combinações. “O bacana é que, se você optar por uma padronagem colorida, parecerá mais moderna e psicodélica. Mas também é possível investir na estampa geométrica em preto e branco, para um visual sofisticado”, diz.

Se estiver na dúvida sobre como montar um look gráfico, fique de olho nas produções das celebridades e fashionistas que estão aderindo à tendência: Juliana Paes, Thassia Naves, Julia Petit, Emma Stone, Alexa Chung, Olivia Palermo, Kristen Stewart e Kirsten Dunst são alguns exemplos.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar! 

 

É fã do Doutíssima? Acompanhe o nosso conteúdo pelo Instagram!