Moda

Aposte na sobreposição para dar um apelo fashion ao visual

Por Redação Doutíssima 06/09/2015

Nem sempre é necessário comprar uma peça de roupa nova para arrasar no look. Você já pensou que mesclar itens de vestuário um sobre o outro pode ser uma maneira incrível de repaginar a aparência? Essa é a proposta da sobreposição, que agrega status fashion ao outfit através de um mix de combinações.

“Saber misturar elementos e criar um look inédito, exclusivo e cheio de personalidade é tudo o que a moda pede hoje em dia”, afirma Renata Cotarelli, consultora de imagem e estilo. Mas, para acertar na sobreposição, é preciso levar em consideração uma série de aspectos: estilo pessoal, coordenação de cores e estampas, e acessórios que valorizam seu tipo físico.

sobreposicao instagram reproducao

Sobreposição agrega status fashion ao outfit através de um mix de combinações. Foto: Instagram, Reprodução

 

Sobreposição: como usar?

Para criar um visual baseado em sobreposições e não errar, é necessário tomar alguns cuidados. “Fazer um look e acertar indica, no mínimo, que você entende muito bem o que está fazendo”, avalia Renata.

Mas, se estiver na dúvida, vale a pena seguir as dicas fornecidas pela consultora:

1. Comece com uma peça mais leve e versátil, para que ela seja a base interna do look.

2. Misture peças de diferentes estações, por exemplo: tops, camisas e casacos, shortinhos e meias de lã.

3. Sobreponha texturas contrastantes como tecidos leves e pesados; finos, grossos e ásperos, brilhantes e opacos. Nesse caso, pense em misturas inusitadas.

4. Peças longas usadas com curtas compõem bem as sobreposições através de colarinhos, golas, mangas e punhos.

5. Não se esqueça dos acessórios: maxicolares, maxibraceletes, cintos, meia-calça, meias volumosas, lenços, echarpes e cachecóis.

6. As roupas que por sua natureza já são a “segunda peça” formam looks riquíssimos: coletes, casacos, cardigãs e xales, por exemplo;

Cuidados com a sobreposição

O grande perigo de investir nas sobreposições é que, dependendo de como você decidir criar o look, poderá parecer mais cheinha. “É preciso ter atenção para não montar um conjunto volumoso e acabar com um efeito péssimo: o de que você se vestiu sem o menor cuidado”, alerta Renata.

Por isso, segundo a consultora, o mais importante é respeitar o seu tipo físico. “Valorize seus pontos fortes e esconda os pontos fracos”, sugere. Como fazer isso? Na dúvida sobre como coordenar as cores, prefira as escuras e opacas, que têm um efeito visual convergente e, consequentemente, emagrecedor.

Caso você necessite de algumas referências sobre como usar sobreposições, a dica é ficar ligada no look das famosas. Especialmente quando o clima está frio, elas adoram investir na tendência para deixar a composição do visual mais estilosa.

“Algumas celebridades como Kim Kardashian, Selena Gomez, Olivia Palermo e Camila Coelho usam e abusam da tendência com muito estilo”, sublinha Renata. Por isso, vale a pena observar como elas mesclam as peças de forma equilibrada e harmônica.

Kim, por exemplo, é fã das batas longas, jaquetas e camisetas. Já Selena investe no visual de maneira jovem, através da mistura de texturas e cores. Olivia Palermo e Camila Coelho seguem uma linha mais clássica e elegante, usando coletes, cardigãs, jaquetas e camisas. Há opções para inspirar mulheres de todos os estilos.

Gostou das dicas? Adora a sobreposição de peças? Deixe um comentário nos contando o que achou deste artigo!

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar! 

 

É fã do Doutíssima? Acompanhe o nosso conteúdo pelo Instagram!