Zen

Antroposofia: entenda o conceito e como usar no dia a dia

Por Redação Doutíssima 16/11/2015

Antroposofia é uma doutrina criada pelo filósofo austríaco Rudolf Steiner. O criador definiu essa nova crença como uma ciência espiritual em busca do caminho da verdade.

O surgimento dessa nova ideia tinha como propósito preencher lacunas que a religião e os ensinamentos científicos não eram capaz de responder sobre o espírito, sobre o conceito do que vai além do mundo material.

antroposofia-doutissima-istock-getty-images

Antroposofia compreende que mundo espiritual se faz presente em todos os seres. Foto: iStock, Getty Images

Entenda os conceitos da antroposofia

De origem grega, antroposofia significa o estudo ou o conhecimento do homem, trazendo sentido às ideias propostas pela doutrina em buscar a consciência sobre a própria vivência. O ponto de partida proposto por Steiner é pensar sobre a própria capacidade de pensar e o que isso representa no universo.

A expansão da consciência promove um maior entendimento da natureza do ser humano e tudo que está ligado a ela. O conhecimento já adquirido através dos métodos convencionais da ciência é ampliado. Steiner propôs um tipo de desenvolvimento intelectual para tornar as pessoas mais humanas, mais livres espiritualmente e mais desenvolvidas em sua própria essência individual.

A antroposofia segue a ideia de antropocentrismo, que o homem está no centro da importância universal e que tudo que está a sua volta tem uma ligação com o seu desenvolvimento. Toda a filosofia também segue um conceito aberto, em que os ensinamentos não são secretos e qualquer pessoa tem acesso aos estudos desenvolvidos pelo fundador Rudolf Steiner.

Através da antroposofia o entendimento sobre a vida ultrapassa aquilo que é fisicamente conhecido, o que podemos ver e tocar. O mundo espiritual se faz presente em todos os seres, inclusive nos humanos, que tem um nível superior de substância espiritual em relação a plantas e animais.

Há ainda os entendimento de que há criaturas que não existem em forma física, apenas de forma espiritual. Esses seres são percebidos de forma por um pensar abrangente, uma mente com consciência expandida.

Como trazer a antroposofia para a sua vida

Quem se interessa pelos ensinamentos definidos por Steiner ao criar o conceito de antroposofia pode encontrar material gratuito sobre o assunto. A Sociedade Antroposófica do Brasil sugere que iniciantes leiam Noções Básicas de Antroposofia, um livreto escrito por Rudolf Lanz e disponibilizado de forma gratuita no site. 

A antroposofia é aplicada em diversas áreas de conhecimento, como a agricultura biodinâmica, a pedagogia e a medicina antroposóficas, fortes vertentes da doutrina no Brasil. A aproximação dos profissionais nessa área leva em conta a vida do ser humano em conjunto com a natureza para encontrar soluções equilibradas.

Essa integração do ser humano é considerada em todas as áreas de aplicação da antroposofia. Terapias artísticas e musicais fazem parte das atividades envolvidas na busca da melhor convivência espiritual entre os seres, promovendo o bem-estar universal.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!