Cabelos

Cabelos vermelhos: como recuperar e iluminar os fios ruivos

Por Redação Doutíssima 10/09/2015

Ninguém pode discordar que os cabelos vermelhos são sinônimo de um look poderoso e cheio de personalidade. Mas quem não nasceu ruiva e precisou apostar na tintura para conquistar o visual sabe que manter os fios sedosos e hidratados nem sempre é tarefa fácil.

O pigmento vermelho é um dos mais escolhidos pelas mulheres nos salões de beleza. A questão é que, por se tratar de uma cor intensa, também desbota com mais facilidade. Por isso, um dos principais cuidados para as ruivas se refere aos produtos utilizados diariamente, com o intuito de proteger a estrutura e a coloração das madeixas.

cabelos vermelhos - doutissima - iStock

Manter os cabelos vermelhos sedosos e hidratados nem sempre é tarefa fácil. Foto: iStock, Getty Images

 

Como aderir aos cabelos vermelhos?

Para conquistar madeixas ruivas com um aspecto natural, é importante conversar com o seu cabeleireiro e avaliar qual é o procedimento mais indicado no seu caso. As mulheres com fios naturalmente castanhos ou escuros devem passar pelo processo de descoloração antes de tingir as madeixas.

Cada cabelo possui determinadas particularidades e é difícil saber exatamente qual será o resultado da coloração nos fios. Mulheres com cabelos mais claros, por exemplo, podem não ter que descolorir toda a extensão do fio para aderir ao visual ruivo. Por isso, cada caso deve ser avaliado individualmente.

Especialmente quando o processo exige a descoloração prévia dos fios com água oxigenada, é importante ter cuidados redobrados com os fios após o procedimento. Os químicos retiram água e danificam a estrutura, o que torna importante investir em produtos que ajudam a recuperar a saúde das madeixas.

É importante lembrar, também, que o visual ruivo demanda uma manutenção praticamente constante, para retocar a raiz e reavivar a cor. Na maioria dos casos, é necessário visitar o salão pelo menos uma vez por mês. Alguns tipos de cabelo exigem retoques a cada 15 dias.

 

Máscara matizadora prolonga a cor

As mulheres que desejam aderir ao ruivo, mas não querem virar escravas do salão, têm a opção de investir em uma máscara matizadora para prolongar a vivacidade da coloração. Há produtos com pigmentação vermelha, que ajudam a manter o brilho e a cor intensa.

Vale a pena, também, apostar em uma máscara com ativos que ajudam a recuperar a saúde das madeixas. Componentes como silicone e manteiga de murumuru conferem brilho e sedosidade aos fios, ajudando a proteger a fibra capilar.

Investir em uma máscara matizadora contribui, igualmente, para aumentar a resistência do cabelo contra danos mecânicos e químicos. Em outras palavras, fornece proteção redobrada do calor da chapinha ou da luz solar.

Antes de radicalizar na mudança dos fios, é interessante levar algumas imagens de referência para o seu cabeleireiro. Afinal, a paleta de tons vermelhos é extensa e o ideal é saber exatamente qual é o visual idealizado por você.

Confira algumas celebridades com tons ruivos que podem inspirar a sua transformação:

1. Sophia Abrahão

A atriz possui madeixas ruivas dignas de inveja. O tom dela fica bem natural, puxando mais para o castanho-avermelhado.  

2. Emma Stone

A atriz foi uma das principais responsáveis pela febre dos cabelos rubros. Os fios dela têm uma coloração intensa na medida certa.

3. Jessica Chastain

Ruiva por natureza, a atriz Jessica Chastain demonstra todo o poder de um cabelo vermelho sedoso e bem hidratado.

4. Marina Ruy Barbosa

As madeixas longas e avermelhadas da atriz Marina Ruy Barbosa são objeto de paixão nacional. Ela inspirou muitas transformações nos salões de beleza.

5. Alyson Hanningan

A atriz hollywoodiana ostenta um ruivo intenso, bem contrastante com a pele branca. Linda!

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar! 

 

É fã do Doutíssima? Acompanhe o nosso conteúdo pelo Instagram!