Receitas

Cupcake fit: receita ajuda a matar a gula e manter a forma

Por Redação Doutíssima 13/09/2015

Para quem está tentando manter a silhueta enxuta, pode ser difícil resistir aos doces sempre tentadores. Preparar um cupcake fit é uma ótima alternativa para acabar com aquela gula, que ocorre principalmente durante a TPM para as mulheres. Além disso, é possível usar a receita sem culpa em lanches ou até mesmo como pré-treino, já que ela é cheia de benefícios.

 

Como preparar receitas fit

Ao preparar um cupcake fit, você deve pensar com cuidado em cada tipo de ingrediente. Dessa forma, cada item contido na receita é capaz de beneficiar o corpo e até mesmo a dieta em certa medida. Você vai se surpreender ao descobrir que uma alimentação saudável não significa renunciar aos prazeres e consumir apenas alimentos sem sabor. Pelo contrário.

cupcake fit

Ao preparar receita de cupcake em casa, você pode escolher ingredientes mais saudáveis. Foto: Shutterstock

Evidências recentes sugerem que uma boa nutrição é essencial para nossa saúde, e por isso é indispensável escolher os ingredientes certos. Segundo um estudo publicado no jornal Public Health Nutrition, as refeições caseiras estão no centro de uma dieta saudável.

 

Ao optar por fazer seu próprio cupcake fit, você saberá exatamente o que está consumindo. É justamente o contrário do que acontece com as alternativas industrializadas, que mesmo com indicações light, integral ou sem adição de açúcar, podem ter outros ingredientes prejudiciais.

 

Cupcake fit X cupcake tradicional

O cupcake de chocolate é uma das versões mais famosas dessa delícia. Porém, a quantidade de açúcar, na maioria das vezes refinado, é capaz de deixá-la nada saudável. A boa notícia é que é possível substituir quase todos ingredientes da versão tradicional e transformar o cupcake em um alimento maravilhoso para sua saúde.

 

Por exemplo, no lugar da farinha refinada, você pode usar qualquer outra mais saudável, como integral, de arroz, de aveia etc. Além disso, mudar o achocolatado pelo cacau em pó ou alfarroba é uma excelente forma de adicionar ainda mais benefícios à receita.  

Os antioxidantes presentes no cacau são capazes de ajudar a baixar a pressão arterial e manter os níveis saudáveis de açúcar no sangue, conforme um estudo publicado na revista Food and Function.

 

O açúcar refinado é outro vilão de uma dieta saudável, e seus malefícios muitas vezes vão além do ganho de peso. Ele também pode contribuir para vários problemas de saúde, como a diabetes.

Dessa forma, busque optar por adoçantes naturais ou açúcares mais saudáveis, como mascavo ou demerara, ótimos substitutos. Com essas trocas, é possível ter um alimento que faz bem para a saúde e a cintura – e ele continua delicioso.

 

Como preparar uma versão de cupcake fit

Ingredientes:

– 1 ovo

– 4 colheres de sopa de adoçante culinário

– 2 colheres de sopa de cacau em pó

– 3 colheres de sopa de margarina light

– 1/2 xícara de leite desnatado

– 1/2 xícara de farinha de trigo integral

– 2 colheres de sopa de fermento

Modo de preparo:

Misture todos os ingredientes, menos o fermento, até virar uma massa homogênea. Então adicione o fermento, e coloque a massa em forminhas de cupcake. Leve ao forno pré-aquecido a 150°C por cerca de 15 minutos.

Você pode cobrir o cupcake fit com creme de avelã diet ou até mesmo com geleias ou outra cobertura a gosto. Além disso, é possível rechear o bolinho com frutas ou sementes, como nozes ou frutas secas.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar! 

 

É fã do Doutíssima? Acompanhe o nosso conteúdo pelo Instagram!