Clínica Geral

Descamação nos pés: saiba quais as causas e o que significa

Por Redação Doutíssima 13/09/2015

A descamação nos pés, ao contrário do que a maioria da pessoas pode pensar, nada tem a ver com o excesso de ácido úrico. Esse problema pode estar associado a uma série de outras coisas e pode atingir, da mesma forma, também as mãos. O mais importante é entender que qualquer alteração dessa natureza deve levar imediatamente à busca de ajuda médica.

 

Essa descamação pode ser unilateral ou bilateral e sinalizar várias doenças. Pode ser ainda uma simples reação alérgica ao tecido de uma meia, por exemplo, ou a algum tipo de material utilizado na confecção do calçado.

descamacao nos pes

Casos de descamação na planta dos pés precisam ser avaliados por um profissional da saúde. Foto: iStock

Por falar em calçado, está chegando a época de colocar os dedinhos de fora com sandálias e sapatos mais abertos. Por isso, saiba como evitar que seus pés fiquem feios para receber o calor.

Causas mais frequentes de descamação nos pés

A infecção por fungos pode ser uma das causas e leva a processos descamativos por vezes assintomáticos ou ainda ser acompanhado de muita coceira ou vermelhidão e inflamação.

A disidrose também é uma das causas da descamação nos pés e se caracteriza pela presença de bolhas bem pequenas com conteúdo amarelo ou bem claro. Essas bolhas são pruriginosas e se mostram principalmente nos dedos, dos pés ou das mãos.

A psoríase palmo-plantar também causa descamação nos pés, mais especificamente na planta, como o próprio nome define. A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) explica que além de descamar, a pele que tem essa doença fica espessa e chega a apresentar fissuras.

Ela também pode se apresentar pequenas bolhas com líquido amarelado, mas, nesse caso, sem prurido, ao contrário da disidrose.

Outra causa bem comum da descamação nos pés é a dermatite de contato. Essa complicação se caracteriza principalmente por lesões na pele que podem ser de aspecto avermelhado, com inchaço, bolhas de água, crostas, secreção, rachaduras, além da descamação. As pessoas que apresentam esse problema, costumam se queixar de dor e coceira.

Tratamento e prevenção da descamação nos pés

Como as causas da descamação podem ser muitas, os tratamentos aplicados aos pés também serão variados. Vai depender muito do que está causando o problema e identificar esses agentes.

Especialistas sugerem, no entanto, que nenhuma medida seja tomada diante de dúvidas. Muitas pessoas acreditam que o uso de um creme hidratante ou de uma solução caseira vai resolver a questão. Não.

Um exemplo bem sério de que isso pode não funcionar é caso a descamação nos pés esteja sendo causada por uma infecção fúngica. Nesse caso, somente a medicação vai resolver e é preciso ainda ter muito cuidado para não contaminar outras pessoas da família.

Assim, os cuidados com a higiene são essenciais. Jamais compartilhe meias e calçados e evite ficar descalço em locais de uso comum como banheiros públicos, de academias, piscinas, entre outros. Procure manter os pés, sempre que possível, bem ventilados e depois do banho seque-os bem, principalmente entre os dedos.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar! 

 

É fã do Doutíssima? Acompanhe o nosso conteúdo pelo Instagram!