Zen

Conheça 5 principais religiões do mundo e suas tradições

Por Redação Doutíssima 16/09/2015

Cada pessoa possui uma crença diferente, relacionada a princípios da vida. Para muitos, a religião ou a falta dela é capaz de determinar o conjunto de valores morais e éticos de uma determinada pessoa. Há vários estudos que abordam as principais religiões do mundo, estimando o número de adeptos, as principais crenças e possibilitando conhecê-las melhor.

 

Cristianismo: maior quantidade de adeptos

Há diversas estimativas sobre as religiões e os respectivos números de adeptos. Uma dessas estimativas é feita pela organização de David B. Barrett, cujos dados são publicados na Enciclopédia Britânica e também na Enciclopédia Cristã Mundial. Segundo essas publicações, são cinco as principais religiões do mundo:

religioes do mundo

Para diversas pessoas no mundo, a crença em uma religião guia os valores da vida cotidiana. Foto: iStock, Getty Images

A primeira é o Cristianismo. Ela originou-se há quase 2000 anos nas terras de Israel e, em seguida e com o passar do tempo, espalhou-se para muitos outros países e continentes. Segundo os mais recentes dados e números, o cristianismo é a religião que mais possui adeptos ao redor do mundo: são aproximadamente 2,1 bilhões de seguidores em todo planeta.

Jesus Cristo foi o fundador dessa religião, e ele também é conhecido como o Messias. O livro sagrado para essa religião é a Bíblia. Há basicamente três segmentos dela, que incluem os protestantes, os católicos e os ortodoxos.

 

Outras maiores religiões do mundo

1. Islã

Essa religião foi fundada há 1.430 anos atrás, na Arábia Saudita, por Muhammad ou Maomé. O Islã é a segunda mais famosa e maior religião no mundo e os muçulmanos seguem seu livro sagrado, o Alcorão, bem como o Hadith e os provérbios, e a vida e ensinamento do Santo Profeta Muhammad.

Há aproximadamente 1,5 bilhão de muçulmanos em todo o mundo, que são classificados em duas comunidades diferentes – os sunitas e os xiitas.

 

2. Hinduísmo

O hinduísmo é a religião da maioria das pessoas que vivem na Índia e no Nepal. Possui mais de um bilhão de adeptos em todo o mundo. Ao contrário da maioria das outras religiões, o hinduísmo não tem fundador único, tampouco uma escritura ou um conjunto consensual de ensinamentos.

Em contrapartida, há muitos livros no hinduísmo, como Agamas, Vedas e Gita. Eles praticam politeísmo e adoração a milhares de divindades diferentes.

 

3. Budismo

É a quarta maior religião no mundo, que se originou na Índia cerca de 2.500 anos atrás. O Buda, ou Siddhartha Gautama, é o fundador. Há mais de 535 milhões de seguidores ao redor do planeta.

A tradição se concentra em torno do desenvolvimento pessoal do ser humano e um estado de nirvana, possível de ser alcançado através de boas ações. Eles acreditam que podem reencarnar até sete vezes.

4. Sikhismo

Essa é uma religião indiana, surgida há 500 anos e criada pelo Guru Nanak. Ela combina as crenças do islamismo e do hinduísmo. A maioria dos seus seguidores está vivendo na província indiana de Punjab.

Os seguidores do Sikhismo são chamados Sikhs, e há aproximadamente 25 milhões deles no mundo. Eles usam templos como lugar de culto e seu objeto de devoção é o Adi Granth.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar! 

 

É fã do Doutíssima? Acompanhe o nosso conteúdo pelo Instagram!