Maquiagem

Tontour usa autobronzeador para criar um contorno duradouro

Por Redação Doutíssima 23/09/2015

Na correria do dia a dia, nem sempre a maquiagem é uma prioridade. Dessa forma, é comum que o make fique restrito ao básico, afinal, nem todo mundo é Kim Kardashian e tem um maquiador particular à disposição. Mas quem deseja contar com o truque de contorno na rotina, mas não possui tempo hábil, tem uma nova opção: a técnica tontour.

 

Entenda como surgiu o tontour

O contorno facial, em inglês chamado de contour, é um truque de maquiagem que consiste em escurecer algumas regiões da face, utilizando uma base ou um pó mais escuro que a tonalidade natural de pele.

tontour

Técnica de maquiagem prática consiste em afinar o rosto usando um produto autobronzeador. Foto: iStock, Getty Images

O truque de profundidade, que afina o rosto, é feito através da aplicação dos tons fechados na raiz do cabelo, na região do maxilar e abaixo das maçãs do rosto. Nas outras regiões, é utilizada uma base mais clara para projetar o contraste.

A técnica se popularizou por causa da socialite Kim Kardashian, que adora usufruir dela para valorizar sua fisionomia. Mas é claro que, para as mulheres comuns, o truque do contorno não é simples, muito menos prático.

Afinal, é preciso ter um cuidado na mistura de bases, para que o resultado fique harmonioso, e não artificial. Foi pensando nisso, que a marca irlandesa Cocoa Brown idealizou o tontour.

O termo tontour se refere a nada mais do que a técnica de contorno, só que feita com autobronzeador. A vantagem sugerida? Duração prolongada de uma semana e praticidade no dia a dia.

Tontour: como fazer?

A fundadora da marca de bronzeadores Cocoa Brown, Melissa Carter, foi quem sugeriu o tontour. Para fazê-lo, é necessário nada mais do que o um pincel e um autobronzeador. Isso garante que o visual contornado dure por toda a semana, ao invés de apenas um dia. Confira, abaixo, as etapas do processo:

1. Hidratar e unificar a pele

Antes de fazer o seu tontour, a dica é aplicar um hidratante sem óleo por todo o rosto. Isso faz com que a pele fique uniformizada e não acumule sujeira nos poros. Assim, a absorção do autobronzeador será facilitada.

2. Aplicar o autobronzeador em mousse

Comece aplicando o autobronzeador na região da testa, bem rente ao couro cabeludo. Nesse caso, opte por um produto com consistência em mousse, pois ele costuma ser mais intenso, mas sem marcar as linhas de expressão indesejadas.

3. Aplicar o autobronzeador nas demais regiões

O produto autobronzeador deve ser aplicado com o auxílio de um pincel chanfrado, nas mesmas regiões do contorno tradicional: abaixo do osso da bochecha, da orelha até o meio da bochecha.

Depois, basta esfumar levemente com o pincel. Melhor ainda é uniformizar a aplicação do produto com os dedos, para um efeito natural.

4. Finalizar

Se desejar, aplique também o autobronzeador na ponta e nas laterais do nariz, para dar a impressão de que ele é mais fino. No começo, o efeito ficará um pouco pesado, mas através de batidinhas com os dedos, é possível uniformizar bem e garantir um look mais leve.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!