Maquiagem

Aprenda como iluminar o rosto de acordo com o formato

Por Redação Doutíssima 26/09/2015

O truque de iluminação do rosto, independente da técnica utilizada, é uma das tendências de maquiagem que mais chamou a atenção neste ano. As dicas sobre como iluminar o rosto de Kim Kardashian, com o intuito de conquistar um visual polido e natural, tomaram conta do universo feminino.

Mas será que as técnicas de iluminação, como baking e strobing, se adaptam bem para todo mundo? O fato é que cada tipo de rosto possui certas particularidades e, por isso, a velha dica de iluminar pontos como a testa, o queixo e a ponta do nariz é democrática, mas não necessariamente a melhor.

como iluminar o rosto istock getty images doutissima

Antes de começar o truque de iluminação é preciso preparar bem a pele. Foto: iStock, Getty Images

Produtos necessários para iluminar

Antes de aplicar qualquer técnica de contorno no rosto, é imprescindível ter em mãos os produtos necessários para conquistar o resultado desejado. Por isso, anote aí: primer, iluminador líquido ou em pó e sombra iluminadora são os cosméticos que precisam estar presentes no make.

Independente do formato do seu rosto, a etapa inicial antes de começar o truque de iluminação é preparar bem a epiderme. Inicialmente, lave a face com um sabonete recomendado para o seu tipo de pele e, se desejar, aplique um tônico facial. Antes de começar a make, utilize um primer para fechar bem os poros.

Aprenda como iluminar o rosto corretamente

Para acertar na iluminação, confira algumas dicas essenciais para o seu formato de rosto:

1. Rostos redondos

O rosto redondo é caracterizado por não possuir ângulos bem definidos. Por isso, os truques de iluminação devem ser destinados a valorizar a geometria da face, causando a impressão de uma fisionomia mais alongada.

Assim, a iluminação deve ser focada no eixo central. A dica é usar um iluminador matte no centro da testa, na ponta do nariz e no queixo. Para criar um efeito mais afinado, é possível lançar mão de um blush terracota nas laterais do nariz e na região das maçãs do rosto até as orelhas.

2. Rostos ovais

 

O rosto com formato oval já é, naturalmente, mais alongado. Por isso, o cuidado que se deve ter com a iluminação é evitar que a face pareça comprida demais, de maneira desfavorável esteticamente. Por isso, a dica neste caso é focar a iluminação na parte central do rosto.

A recomendação é investir em uma sombra iluminadora. Ela deve ser aplicada, com auxílio de um pincel, na ponta do nariz, abaixo das pálpebras, no centro da testa e no queixo.

3. Rostos quadrados

O rosto com formato quadrado possui ângulos bem definidos. Por isso, o cuidado que precisa ser mantido no make é o de não deixar a face com um ar pesado e masculino. Para evitar acentuar as laterais, a dica é suspender a aplicação de qualquer cosmético nessa região.

Considerando a orientação, o iluminador deve ser utilizado no nariz, abaixo dos olhos, no buço e no queixo. Se não quiser abrir mão do blush, prefira usar uma tonalidade pêssego, apenas nas maçãs do rosto.

 

Agora você sabe como iluminar o rosto? Então aproveite as dicas e arrase na maquiagem!

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre como iluminar o rosto? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!