Clínica Geral

Prudence Softcup: coletor menstrual promete sexo sem vazamento

Por Redação Doutíssima 09/10/2015

Quem acha que sexo e menstruação não combinam precisa rever seus conceitos. Ou, pelo menos, testar o Prudence Softcup, coletor menstrual pequeno e discreto que promete trancar o fluxo sem atrapalhar a penetração.

Muitas mulheres não se sentem confortáveis em transar enquanto estão menstruadas. Há também homens que preferem esperar essa época do mês passar para ficar nu debaixo dos lençóis com sua parceira.

Mas se essa interrupção na rotina sexual está ficando chata, uma alternativa é testar o Prudence Softcup. A promessa é de que o pequeno coletor capte todo o fluxo e impeça que ele passe pelo canal vaginal durante o sexo.

prudence soft istock getty images doutíssima

Coletores menstruais vêm ganhando espaço entre o público feminino no Brasil. Foto: iStock, Getty Images

Como funciona o Prudence Softcup

Produzido com um silicone muito fino, o coletor é maleável, o que facilita a colocação no lugar certo. Apesar de ser novidade no Brasil, produtos similares já são vendidos nos Estados Unidos desde a década de 90.

O Softcup tem um formato mais arredondado e menos cônico que os coletores comuns, por isso garante não incomodar durante o sexo. Ele deve ser posicionado bem na entrada do colo do útero. Assim, o parceiro não percebe a presença do “copinho” e nenhum traço da menstruação.

Sem preocupação com trocas o tempo todo e sem odor. Essa é o principal argumento do fabricante quanto ao produto. E ainda garante que não há desconforto.

Para colocar o Prudence Softcup no lugar, o ideal é ficar sentada ou de cócoras com os joelhos bem afastados. Não esqueça de higienizar corretamente o acessório de acordo com as instruções de uso e lavar bem as mãos.

O melhor é que ele não serve apenas para os momentos de intimidade: pode ser usado em substituição do absorvente interno. O copinho pode ficar até 12 horas no lugar. Aí é só tirar e jogar fora, já que é descartável.

Coletor menstrual

O sucesso dos coletores menstruais é razoavelmente recente e várias marcas de higiene feminina já lançaram suas versões do produto. As razões para optar por esse método de contenção da menstruação são inúmeras.

Primeiro, o copinho é reutilizável (exceto o do Prudence Softcup), diferente dos absorventes internos ou externos que são descartados e levam milhares de anos para se decompor na natureza. Outro ponto favorável ao uso do copinho é que ele evita mau cheiro, causado pelo contato das bactérias com o ar.

Os absorventes comuns também perdem a briga para os coletores quando o assunto é preço. Os copinhos têm valor elevado em relação aos outros métodos, mas a compra é feita uma vez, e não mensalmente.

Mas há alguns pontos negativos. Um artigo da Cleveland Clinic, hospital de referência nos Estados Unidos, aponta que nem todas as mulheres se habituam ao uso do copinho por dificuldade em introduzi-lo ou não se sentem confortáveis com seu uso. Ele ainda exige manutenção com a higiene, que deve ser feita a cada ciclo menstrual.

Dúvidas sobre o produto podem surgir e a melhor pessoa para conversar sobre o assunto é o ginecologista. Na prática, é preciso testar para saber se você vai se adaptar ou não. Afinal, se tem um período em que você deve estar o mais confortável possível é naqueles dias.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!