Clínica Geral

Cor do xixi: descubra o que a tonalidade diz sobre sua saúde

Por Redação Doutíssima 19/10/2015

Nosso organismo sempre encontra uma maneira de nos avisar quando algo está errado. A cor do xixi é uma forma de mostrar a qualidade e quantidade de sua hidratação, presença de infecções e doenças nos rins e também no fígado. Saiba a seguir o que cada tonalidade significa.

cor do xixi istock getty images doutíssima

Tonalidade normal da urina varia de amarelo-palha a amarelo escuro. Foto: iStock, Getty Images

O que a cor do xixi pode significar

Para o médico Cristiano Gomes, chefe do Departamento de Uroneurologia da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), a tonalidade da urina pode revelar diversas anormalidades no organismo.

“Tipicamente, a tonalidade da urina varia de amarelo-palha a amarelo escuro. O principal aspecto que influencia isso é o grau de hidratação. Quando bem hidratados, temos urina bem clara. Se desidratados, a urina fica mais escura, quase alaranjada. Pode apresentar-se de outras cores, o que reflete algum tipo de problema de saúde”, explica o profissional.

Segundo o urologista, as tonalidades anormais incluem o vermelho, verde ou marrom, podendo também a urina apresentar-se turva. Veja abaixo o que cada cor do xixi representa para a saúde.

1. Urina avermelhada

De acordo com Gomes, a principal preocupação nesse caso é sobre a presença de sangue, que sugere algum problema como pedras, infecção ou tumores no trato urinário. “Alguns corantes de balas ou sucos e o consumo de grande quantidade de beterraba também podem avermelhar a urina”, aponta.

2. Urina esverdeada

O médico explica que alguns medicamentos podem influenciar na cor do xixi e torná-lo quase verde. “Enquanto isso, o consumo de vitaminas e a ingestão excessiva de cenouras podem tornar a urina alaranjada”, afirma.

3. Urina turva ou amarronzada

O urologista indica que a urina turva pode representar a presença de infecção urinária, mas tipicamente a pessoa apresenta outros sintomas, como ir muitas vezes ao banheiro, dor na região da bexiga ou ardência ao urinar. “O xixi pode apresentar-se na cor de Coca-Cola, o que pode refletir problemas hepáticos”, alerta.

Não apenas as tonalidades do xixi podem significar problemas no organismo. A hidratação em excesso leva você a ter uma urina quase transparente, o que também não é o ideal. Procure manter a recomendação de beber pelo menos dois litros de água por dia e cuidar os excessos com o sódio e os doces.

Como identificar o problema e procurar tratamento

Para o médico, algumas das mudanças da cor do xixi citadas acima merecem atenção médica, especialmente se houver outros sintomas associados. “É o caso da urina avermelhada, turva ou amarronzada. Quando a urina está alaranjada ou sofre outras alterações discretas de tonalidade, a pessoa deve ter atenção para o que consumiu em termos de medicamentos, vitaminas, alimentos e sucos”, aconselha.

Além disso, é necessário observar se a anormalidade persiste ao você retomar sua dieta habitual. Caso se mantenha, o urologista alerta que um médico especializado deve ser consultado.

Segundo o profissional, o tratamento irá depender do problema que levou à alteração da tonalidade urina. Por exemplo, uma infecção urinária é geralmente tratada com antibióticos, enquanto uma pedra no rim ou um tumor na bexiga possuem tratamento muito diverso e depende do caso de cada paciente.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!