Moda

Roupas de renda: estilo artesanal brasileiro está em alta

Por Redação Doutíssima 10/10/2015

A última edição da São Paulo Fashion Week apresentou transparências, laços, tecidos leves e muita feminilidade para o verão 2016. Neste cenário, ganham espaço as roupas de renda, que são ideais para as altas temperaturas da estação e valorizam os trabalhos artesanais no universo da moda.

A consultora de moda Renata Cotarelli explica melhor a tendência das rendas. “A renda é leve, vazada. Ela valoriza o trabalho manual, mas sem perder a tecnologia e a modernidade, através de texturas diferenciadas e efeitos 3D”, salienta. Portanto, anote aí: a moda vai bombar na estação, tanto nos looks masculinos, quanto nos femininos.

roupas de renda instagram reprodução doutíssima

Mundo da moda mostra que roupas de renda vão bombar no verão 2016. Foto: Instagram, Reprodução

 

Roupas de renda: como usar?

Conforme aponta Renata, atualmente não há mais regras rígidas na moda. “Podemos ‘beber’ de todas as fontes, tendências e estilos. O limite é a livre criação das passarelas e das ruas”, explica. Por isso, a renda poderá aparecer nas peças clássicas, como vestidos, blusas de seda e lingeries, mas também em misturas contrastantes, em jeans, alfaiatarias e sapatos.

Dessa forma, a delicadeza das rendas poderá estar presente como destaque do visual, ou apenas nos detalhes. “A renda remete à ideia de fragilidade, predominando no estilo romântico”, esclarece a especialista. Por isso, é muito apropriada para ocasiões sociais com trajes clássicos e sofisticados, como o casamento.

Já nos ambientes profissionais, segundo Renata, criar um look com renda exige alguns cuidados. “Quando conjugada com outros tecidos leves ou em posições de decotes e bainhas, pode acabar comunicando uma imagem com excesso de vulnerabilidade, um apelo que pode ser inadequado para o espaço corporativo”, sugere.

Mas, no dia a dia, ou em qualquer ocasião informal, a renda é uma ótima aposta. “Para estilos românticos, vale a pena usar a renda em tons pastéis, claros e acetinados, mesclando com acessórios como pérolas e pedrarias. A produção ficará clássica e sofisticada”, garante.

Quem prefere um look sexy tem a opção de investir nas rendas com cores mais sóbrias e escuras, com um ar de mistério. “Uma dica é brincar com os contrastes, misturando texturas leves e pesadas, macias e ásperas, claras e escuras”, diz a consultora. Mesclar peças opacas e brilhantes também pode ser interessante.

Celebridades apostam na renda

Nas mais diversas ocasiões, as mulheres que seguem uma linha de estilo romântico ou sexy optam por investir em um look com rendas. “Um exemplo de elegância é a duquesa Kate Middleton, que usa a renda de forma quase angelical”, lembra Renata.

“A esposa de George Clooney, Amal Alamuddin, já deu pinta usando rendas da grife de Giambattista Valli, com um estilo 3D muito contemporâneo”, recorda a consultora. Mas não é preciso ir tão longe para encontrar adeptas da renda. Só aqui no Brasil, há várias amantes dela.

As atrizes Danielle Suzuki, Giovanna Lancellotti, Danielle Winits, Mariana Rios e Bruna Marquezine são apenas algumas das personalidades que adoram inovar em looks com rendas e transparências, em vestidos, saias e croppeds. Inspire-se nas produções delas garanta outfits estilosos para o verão.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!