Moda

Traje coquetel: saiba o que vestir para esses momentos

Por Redação Fortíssima 09/01/2016

Você já ouviu falar em traje coquetel? Nem tão careta quanto a roupa de trabalho, nem tão elegante quanto o outfit para uma festa noturna, ele é um dress code curinga. Perfeito para qualquer ocasião com nível de formalidade mediano, representa uma alternativa ideal para desfilar um visual polido e estiloso, mas sem abrir mão do conforto.

Se você receber um convite para qualquer ocasião que exija um traje coquetel, é interessante já estar por dentro de algumas peças alinhadas com essa proposta. As possibilidades vão muito além de um vestido, com colar e scarpin nos pés. Atualmente, a oferta é ampla para atender aos variados estilos.

traje coquetel-doutissima-shutterstock

A principal dica é ficar longe dos brilhos e excessos. Foto: Shutterstock

Dicas para o traje coquetel

Para garantir uma produção interessante e arrasar no traje coquetel, a dica é conhecer as opções de combinações elaboradas para dar aquele upgrade no look. Veja algumas delas:

  1. Cropped e calça pantalona

Se o seu objetivo é ousar e ir além do vestido básico, vale substituir a peça por uma calça pantalona de cintura alta. Elegante, o item ganha um toque extra de estilo se combinado com um top cropped no mesmo tecido. Mas atenção: ele só pode deixar uma pequena parte do abdômen à mostra. Complete com um maxicolar e pronto.

  1. Pretinho básico

O famoso vestido preto básico é um clássico do traje coquetel. Ou seja, com ele não tem como errar na produção. Para dar uma atualizada no modelo, vale optar por recortes diferenciados, como o ombro a ombro, que garante feminilidade ao visual. Arremate o look com uma sandália de tiras nos pés.

  1. Preto e branco

O combo preto e branco é outro clássico. Por isso, use a criatividade e abuse da dobradinha. Vale combinar um vestido todo em branco com jaqueta de couro preta, ou até um tubinho com estampas black & white. O look fica atual e fashion.

  1. Vestido evasê em couro

Se você quiser aderir a um estilo mais inovador, substitua o vestido tubinho por um modelo evasê, mais rodado na barra. Dê preferência a uma peça em couro, pois assim o look ganha pontos no quesito sofisticação. Para quebrar a sobriedade da textura, complete o visual com maxipulseiras coloridas.

O que evitar no traje coquetel?

A dica para evitar gafes no traje coquetel é simples: basta se manter fiel à premissa do dress code. Nada de paetês ou brilhos em excesso. Afinal, eles não estão alinhados com a proposta de um traje curinga. Também não se atenha à produção formal demais – com terninho e saia lápis, por exemplo – pois ela é mais característica do escritório.

Se estiver na dúvida sobre como elaborar uma composição sofisticada na medida certa, dê preferência às roupas em tons mais sóbrios, como preto ou branco. Uma estampa exclusiva pode ser outra alternativa. Na maquiagem, o batom nude e os penteados clássicos, como semi-presos e tranças são bons aliados. Você certamente vai arrasar.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!