Zen

Entenda o que é esoterismo e como ele interfere em sua vida

Por Redação Doutíssima 09/11/2015

Esoterismo é um termo usado para doutrinas, religiões, filosofias e conjunto de interpretações e tradições que tentam encontrar respostas sobre o oculto. Muitas crenças podem ser alocadas nessa categoria e servem de apoio e guia espiritual para quem acredita em seus princípios.

Há quem diga que uma das qualidades do esoterismo é ser comunicável a poucos, pessoas mais sensíveis ou sensitivas a algumas causas que captam as mensagem e as repassam para os demais. O acesso ao conhecimento é, de certa forma, limitado.

As doutrinas classificadas como esotéricas lidam com o oculto e místico, em busca de respostas sobre o que rege o universo e como isso é vivenciado no dia a dia. Os indícios estão conectados com o sobrenatural.

esoterismo-doutissima-shutterstock

O esoterismo é a ciência, a doutrina ou a prática baseada em fenômenos sobrenaturais. Foto: iStock, Getty Images

Procura do conhecimento elevado

De acordo com o Centro de História da Filosofia Hermética da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade de Amsterdam, o esoterismo é diretamente relacionado ao conhecimento através de revelações. Essa sabedoria elevada é alcançada por meio de conexões espirituais, experiências de visões ou outras formas ocultas.

A busca por esse tipo de conhecimento é feita com estudo, rituais e, muitas vezes, uso de substâncias alucinógenas que têm o poder de aproximar o mundo espiritual no momento presente.

A discrição também permeia as filosofias esotéricas com o principal objetivo de afastar curiosos descrentes. Muitas delas selam o comprometimento entre discípulos e mestres com rituais de iniciação.

 

 

O departamento da Universidade de Amsterdam afirma que o principal motivo de grupos esotéricos manterem seus rituais em segredo é por questões práticas. A iniciação geralmente é um momento preparado para causar uma experiência de transformação e mudança de vida.

Esoterismo na sua vida

A astrologia é uma das mais populares frentes do esoterismo. Até quem não crê na influência dos astros na sua vida sabe sob qual signo nasceu. Essa pseudociência tem a premissa de que o movimento dos planetas influencia a vida na terra.

Antes mesmo da versão da astrologia que você conhece, os chineses, egípcios, maias e povos nativos de diversas partes do mundo já usavam a movimentação dos planetas como fonte de informação. O movimento dos corpos celestiais influenciava a vida e as decisões dessas civilizações.

O esoterismo ainda engloba outras diversas frentes e crenças, como hermetismo, gnose, alquimia, magia, kabbalah, iluminismo, espiritualismo, neo-paganismo, entre outros. Cada vertente tem suas particularidades, rituais e formas de expressão. Para se apoiar e buscar auxílio nessas filosofias é preciso sentir uma conexão com seus ensinamentos.

A procura por um conhecimento maior sobre o divino, os seres, a vida e o universo, além daquilo que se enxerga, está presente constantemente no esoterismo. Buscar a sabedoria para aproveitar melhor a vivência na Terra é, de certa forma, tentar melhorar e evoluir para si mesmo e para o mundo.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar! 

 


Sites parceiros