Esporte

Entenda como funciona o frescobol e quais são os benefícios

Por Redação Doutíssima 18/11/2015

Areia sob os pés, bola e raquete, cenário perfeito para se jogar frescobol. Esse esporte está ligado à praia, mas é tão versátil que pode ser praticado também em outros lugares. Além de divertir, traz diversos benefícios para o seu corpo. Vamos conhecer as vantagens de praticá-lo?

Benefícios do frescobol

O frescobol é uma excelente opção para reduzir medidas, já que em uma hora de jogo é possível queimar até 700 calorias. Nessa atividade podem ser experimentados diversos movimentos, como agachamentos, que fortalecem a musculatura de glúteos, coxas, pernas e panturrilhas.

frescobol-doutissima-istock-getty-images

Frescobol proporciona benefícios ao organismo, além de muita diversão ao ar livre. Foto: iStock, Getty Images

 

Além disso, os braços também são bastante trabalhados e a coordenação motora também é aprimorada. Em movimentos de ataque, durante o jogo, a respiração exige do abdômen.

Quer se livrar da celulite? O esporte também pode dar um jeito nisso, pois trabalha a circulação sanguínea

 

Segundo um estudo feito na Universidade de Glasgow com mais de 2 mil pessoas, praticar exercícios físicos ao ar livre diminui consideravelmente os níveis de estresse, tensão e depressão.

 

E mais: uma pesquisa da Universidade de Pittsburg, nos Estados Unidos, mostrou que pacientes que têm contato frequente com a luz do sol apresentam recuperação mais rápida e menos dor que aqueles que não vão a ambientes externos.

Frescobol deriva do tênis de praia 

O esporte é uma derivação do tênis de praia e surgiu por volta de 1950 em Copacabana (RJ). Tudo começou quando o arquiteto Caio Rubens Romero Lyra, que costumava jogar na praia com os amigos, encomendou raquetes de madeira para que as tradicionais não fossem corroídas pela maresia.

O primeiro circuito nacional de frescobol só ocorreu em 1994. A partir daí surgiram federações estaduais que estabeleceram as regras gerais do esporte.

 

No ano em que o Rio de janeiro completou 450 anos, o esporte foi tombado como patrimônio imaterial da Cidade Maravilhosa. Além das federações estaduais, o Brasil conta com a Associação Brasileira de Frescobol, responsáveis por promover campeonatos e atividades voltadas para a divulgação do esporte.

 

O frescobol é jogado por duas pessoas ou mais. A recomendação é manter a distância mínima de oito metros entre os jogadores. De acordo com as regras, há quatro estilos de jogo: livre, veloz, radical e especialista. 

 

Segundo a Federação Gaúcha de Frescobol, a raquete deverá ser de madeira, fibra ou similar, podendo ser oca ou maciça. A bola precisa ser de borracha lisa, impermeável, pesar em torno de 40 g e possuir diâmetro de 5,7 cm. 

Ficou interessado? Não esqueça que seu corpo necessita estar bem hidratado para praticar o esporte e é essencial o uso de protetor solar. Ao escolher a roupa, opte por peças leves, como biquínis. Não use peças como tomara-que-caia, pois limitam os seus movimentos.

 

Aproveite a chegada das temperaturas quentes para movimentar o corpo e entrar em forma de uma maneira divertida.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!