Amor e Sexo

Phubbing: como evitar que a tecnologia interfira na relação

Por Redação Doutíssima 13/12/2015

Você está dando mais atenção para o telefone do que para seu parceiro ou parceira? Esse hábito é chamado de phubbing e provavelmente não está fazendo bem ao relacionamento. Uma nova pesquisa da Universidade Baylor diz que isso pode ser prejudicial à relação e tornar as pessoas mais deprimidas.

phubbing-istock-getty-images

Dar mais atenção aos celulares pode afetar o relacionamento amoroso. Foto: iStock, Getty Images

Phubbing pode arruinar seu relacionamento

O phubbing é um termo usado para descrever a ação de uma pessoa que presta mais atenção no telefone do que em alguém que está sentado bem na frente dela. Você faz isso durante um encontro com seu amor? Pois saiba que isso pode estar arruinando seu relacionamento.

Essa expressão nada mais é do que a junção entre “phone” (telefone) e “snubbing” (esnobando), fazendo parte de uma campanha proposta pelo australiano Alex Haigh chamada “Stop Phubbing”. Parece bobagem, mas estudos indicam que esse ato aparentemente inofensivo é capaz de causar estragos em uma relação.

Publicado na revista Computers in Human Behavior, um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Baylor descobriu que telefones celulares e mais precisamente o ato de esnobar alguém ao ficar no telefone são capazes de prejudicar relacionamentos românticos e fazer as pessoas mais deprimidas.

Para chegar a essa conclusão a equipe realizou duas enquetes separadas com 453 adultos americanos. Os resultados mostraram que 46,3% relatam já ter sido trocados pelo telefone por seu parceiro, enquanto 22,6% admitiu que isso chegou a causar conflito.

Indícios de sentimentos depressivos foram relatados por 36,6% dos participantes, enquanto apenas 32% expressaram estar muito satisfeitos com seu relacionamento.

Como evitar esse tipo de comportamento

Pode ser difícil deixar de verificar atualizações em redes sociais de tempos em tempos, mas quando você está com seu parceiro isso é necessário. Você precisa tomar decisões saudáveis para ter os componentes de um relacionamento saudável, reduzindo comportamentos capazes de levar a problemas.

Certas técnicas podem ajudar a reduzir o tempo no telefone e suas consequências negativas. Primeiro de tudo, você deve desenvolver uma visão autocrítica de si mesma. Por que você precisa olhar tanto as redes sociais? Qual a finalidade? Pense nisso e tenha as respostas claras em sua mente.

Além disso, é importante desenvolver uma visão sobre seu parceiro. Torne-se consciente de suas necessidades e como o ato de estar com o celular sempre na mão é capaz de afetá-las. Coloque-se no lugar dele. Como você se sentiria se fosse ignorada? Qual seria a consequência de sentir-se insegura ou não valorizada?

Caso o problema seja recíproco é possível buscar as respostas acima de forma conjunta. Trabalhem juntos para chegar a uma solução capaz de promover o respeito para ambos, você e ele.

Lembre-se que autocrítica e compreensão das necessidades alheias são elementos chaves de um relacionamento saudável. Fazendo reflexões sobre esses pontos você terá a chance de atender melhor às necessidades do parceiro, reduzir conflitos desnecessários e até mesmo criar maior respeito, intimidade e sentimento de valorização.

Aliás, essas técnicas e habilidades não servem apenas para resolver definitivamente o problema do phubbing. Tendo-as bem claras em sua mente é possível utilizá-las para solucionar quaisquer comportamentos indesejados ou problemas que eventualmente surjam no relacionamento.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!