Receitas

Sobremesa de Natal: confira receitas de doces para a data

Por Redação Fortíssima 20/12/2015

O grande dia está chegando. As casas já estão enfeitadas com luzes pisca-pisca, o Papai Noel e a guirlanda incrementam a decoração e você ainda não sabe qual sobremesa de Natal irá preparar?

Natal não é Natal se não tiver uma sobremesa, como panetone ou biscoitos natalinos. Mas é preciso ter cuidado e não exagerar no consumo de açúcar nas festas de fim de ano. Em 2015, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendou que o consumo diário não ultrapasse os 10%, equivalente a 50 gramas ou cinco colheres de chá.

Segundo a OMS, quase 250 milhões de pessoas em todo o mundo têm diabetes. Já a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) estima que 12 milhões de brasileiros tenham a doença e que metade não foram diagnosticados.

sobremesa de natal istock getty images doutíssimaa

Aposte em versões mais saudáveis de sobremesa para servir após a ceia de Natal. Foto: iStock, Getty Images

Males do excesso de açúcar

Os malefícios do excesso de açúcar vão muito além da diabetes. Um estudo publicado no American Journal of Cardiology, que tem como lider James DiNicolantonio, mostrou que o açúcar afeta o hipotálamo e isso faz com que a frequência cardíaca aumente e a pressão se eleve.

Em 2012, a OMS publicou em conjunto com o British Medical Journal um artigo relacionando o consumo de açúcar com o sobrepeso e obesidade. O problema de excesso de peso afeta 43 milhões de crianças com menos de 5 anos em todo o mundo, segundo dados da organização.

Opções saudáveis de sobremesa de Natal

Agora que você já sabe o quanto o excesso de açúcar pode prejudicar a sua saúde, confira 3 opções de receitas saudáveis para a sobremesa.

Fondue funcional de frutas com cacau

O fondue funcional é uma das alternativa de sobremesa nutritiva para a ceia de Natal. Veja como preparar:

Ingredientes para a cobertura:

– 2 colheres (sopa) de mel

– 1 barra de cacau diet

– 10 colheres (sopa) de leite sem lactose

– 1 colher de sopa de óleo de coco

Frutas:

Você pode escolher as frutas que quiser. Abaixo estão algumas sugestões:

– 2 unidades de banana

– 2 unidades de kiwi

– 2 unidades de bergamota

– 1 xícara de maçã picada

Modo de preparo:

Em uma panela coloque cacau, mel, óleo de coco e leite. Mexa até a mistura ficar homogênea. Reserve. Corte as frutas e coloque em um recipiente. Se quiser, você pode despejar um pouco da mistura sobre as frutas. O fondue está pronto para ser servido.

Torta de maça e nozes

E que tal investir em uma torta de maçã com nozes? Confira os ingredientes.

Ingredientes:

– 3 xícaras de farinha de trigo

– 2 xícaras de açúcar

– 1 colher (chá) de canela em pó

– 2 ovos batidos

– 1 xícara de óleo

– 4 maçãs picadas

– 2 xícaras de nozes picadas

– 1 xícara de uva passa escura

– 1 colher (chá) bicarbonato de sódio

– 1 colher (sopa) de fermento

Modo de preparo:

Em um recipiente coloque a farinha de trigo, o açúcar, o bicarbonato e a canela. Mexa até a mistura ficar homogênea. Depois acrescente os ovos, óleo e misture até a massa ficar espessa.

Após esse processo é só acrescentar os pedaços de maçãs picadas. Por fim, coloque a mistura em uma forma untada e leve ao forno por 40 minutos.

Abacaxi Assado

Outra opção saudável para a ceia é o abacaxi assado, da nutricionista Fúlvia Gomes Hazarabedian, coordenadora do programa Bio Nutri. Confira os ingredientes que irá precisar.

Ingredientes:

– 4 rodelas de abacaxi cortadas em fatias grossas

– 4 colheres (sopa) de suco de abacaxi

– 1 pitada de canela em pó

– 1 pitada de cravo em pó

– 1 colheres (sopa) de adoçante para forno e fogão

– 1 colheres (sopa) de castanha do Pará picada

Modo de preparo:

Coloque as rodelas de abacaxi em uma assadeira média. Em outro recipiente misture o suco, a canela, o cravo e o adoçante. Depois regue as fatias de abacaxi, leve ao forno preaquecido por aproximadamente 10 minutos. Salpique a castanha do Pará.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!