Amor e Sexo

Fast foda: avalie os prós e contras do sexo sem compromisso

Por Redação Fortíssima 21/12/2015

Você conhece alguém, pinta um clima e logo acontece uma fast foda. O sexo sem compromisso pode ser uma experiência emocionante, mas é preciso estar preparado para ela. Isso porque existem prós e contras nessa prática e você deve cuidar para não acordar magoada na manhã seguinte.

fast foda istock getty images doutíssima

Fast foda é o sexo sem apego emocional ou compromisso romântico. Foto: iStock, Getty Images

Prós e contras da fast foda

Em termos gerais, a fast foda é o sexo sem apego emocional ou compromisso romântico. Nem sempre ela ocorre de forma igual para todos – para alguns pode ser com um amigo próximo, para outros com um total desconhecido. Além disso, esse tipo de experiência nem sempre funciona para todos.

Um estudo de 2009 publicado na revista Perspectives on Sexual and Reproductive Health revelou que cerca de 20% das pessoas disseram que seu encontro sexual mais recente havia sido casual. Dentre elas, os homens foram maioria (29%) se comparados às mulheres (14%).

O sexo sem compromisso pode ter muitos benefícios. Como se trata de uma novidade, é capaz de garantir uma noite emocionante e agradável simplesmente porque o sistema de recompensa que gerencia a dopamina do cérebro se ilumina. A excitação também costuma ser orientada pela novidade – ou seja, arma-se o cenário para um sexo incrível e potenciais orgasmos para ambos os parceiros.

Não bastasse isso, muitas vezes as pessoas sentem-se mais confortáveis em tentar coisas novas com um estranho do que com um parceiro de longo prazo. Como muitas vezes tudo ocorre de forma inesperada e em circunstâncias incomuns, isso também é capaz de colaborar para que a experiência seja inesquecível.

Mas nem tudo são flores. Segundo uma pesquisa publicada na revista Journal of Personality and Social Psychology, uma das principais razões pelas quais a maioria das mulheres não se entusiasma com o sexo casual é porque elas duvidam da possibilidade de ter um orgasmo em um caso de uma noite – e com esse pensamento elas realmente são menos propensas a querer um.

Um outro fator que deve ser considerado é a segurança, já que você está se colocando em risco de contrair doenças sexualmente transmissíveis. Além disso, muitas vezes é possível sentir solidão, tristeza, constrangimento quando se entrega para alguém desconhecido.

O que você precisa saber antes de fazer sexo sem compromisso

Caso você não tenha muito experiência com uma fast foda, provavelmente não está familiarizada com o que é preciso para torná-la agradável.

Primeiro de tudo, os preservativos são indispensáveis. Lembre-se que geralmente isso ocorre com um desconhecido e você não quer dar chance para que a noite de diversão possa afetar negativamente sua vida de alguma forma.

Quanto às inibições, elas podem ser reduzidas por álcool. É preciso saber a dose certa, já que exageros são capazes de levá-la a fazer coisas que não gostaria de ter feito – ou seja, tenha controle.

É importante saber lidar com as expectativas. Não espere mais do que está sendo proposto. Sim, às vezes é possível desenvolver uma conexão e até mesmo um relacionamento depois – mas lembre-se que esse não é o objetivo e, por isso, é altamente improvável.

Mantenha-se com os pés no chão. Aprecie o que está acontecendo e não tente forçar algo a mais. Foi uma noite só e você teve sua diversão. Não há o porquê sentir-se culpada. Pergunte-se duas coisas simples: foi seguro e você curtiu? Se as respostas são positivas, acorde com a consciência tranquila na manhã seguinte e siga em frente!

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!