Confraternizar com a família é uma das principais tradições de fim de ano. Nessa época, é comum que familiares que moram longe ou não se veem com frequência façam reencontros a fim de fortalecer seus laços afetivos. Então, que tal aproveitar as festas para se reaproximar de pessoas queridas?
Afinal, o Natal e o Réveillon são ótimas oportunidades para fazer isso: o espírito do ano novo, as brincadeiras em família e as tradições fazem com que as pessoas fiquem mais próximas umas das outras. Confira dicas para aproveitar ao máximo esse período.
Reencontros de fim de ano
Pode até ser que ao longo do ano se alastrem alguns conflitos com familiares ou até mesmo a distância entre eles, mas o período de fim de ano gera um sentimento de união entre as pessoas. Por isso, as festas proporcionam chances de fazer reencontros com entes queridos a partir de um espírito renovador.
Se o fim de ano geralmente está relacionado aos sentimentos positivos, as tradições também colaboram. Mundo afora, os costumes consistem em se programar para reunir toda a família, seja no Natal ou Réveillon, com o intuito de comemorar. Portanto, é necessário favorecer esses reencontros.
Aproveite esse período para se reaproximar das pessoas – o que pode ser feito nas festas ou até mesmo em outras ocasiões. Momentos simples são capazes de proporcionar isso: passeios em família, brincadeiras e conversas são ótimas alternativas.
Caso um algum familiar more longe e não possa se reunir no fim de ano, a troca de mensagens de carinho por cartas ou pela internet, ligações telefônicas e vídeos são formas de ficar mais próximo de alguém.
Você também pode destinar um tempo nesse final de ano para ver amigos com os quais não tem mais tanta convivência. O período de festas pode ser destinado a visitas e reencontros. O importante é retomar o contato. Entregar um presente para uma pessoa querida é uma maneira de se aproximar.
Tradições durante as festas
Você conseguiu reunir toda a família para o Natal ou Réveillon? Ótimo! Agora, pode lançar mão de algumas tradições que favorecem a união entre os entes. Os jantares, por si só, já cumprem esse papel. Afinal, as refeições são momentos de descontração em que todos permanecem juntos e têm oportunidades para conversar, resgatando os laços de afeto.
Além disso, há a troca de presentes e os amigos secretos. Eles são ideais para que os familiares se divirtam juntos e demonstrem carinho. Mesmo que os presentes sejam apenas lembrancinhas, o que vale é a interação entre as pessoas.
Sem contar na tradição de abraçar as pessoas na hora da comemoração. No Natal e a virada do ano, esse é um costume que geralmente é adotado pelas famílias. Não há dúvidas de que o abraço é capaz de fortalecer a união e o afeto, por isso, não esqueça de fazer isso durante as celebrações.
Aproveite o cotidiano
Depois de aproveitar as festas, por que não traçar a meta de fazer esses reencontros mais vezes? O espírito do fim de ano deve ser cultivado diariamente. Por isso, é importante que você tente resgatar esses momentos em família e conciliar com as atividades do dia a dia.
Sem dúvidas, fazendo mais reencontros ao longo do ano, os laços com os familiares e amigos ficarão ainda mais fortes e você poderá desfrutar de momentos prazerosos com pessoas queridas, aprimorando cada vez mais os relacionamentos.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!