Filhos

Nome do bebê: descubra quais prometem ser tendência em 2016

Por Redação Fortíssima 25/12/2015

Escolher o nome do bebê às vezes é difícil e estressante. Você tem nove meses para pensar sobre ele, mas ainda assim não tem certeza se escolheu o correto.

Caso queira sugestões de nomes saiba que todos os anos há tendências baseadas em acontecimentos da cultura pop, incluindo televisão, filmes, livros, moda e celebridades. Pode ser uma ajuda e tanto na escolha.

nome do bebê istock getty images doutíssima

Vale a pena buscar nomes simples e que facilitem a vida da criança. Foto: iStock, Getty Images

Tendência para nome de bebês em 2016

Segundo a Associação de Registradores e Pessoas Naturais do Estado de São Paulo, em 2014 os nomes mais usados para registrar nascimentos foram Maria, Ana, Davi, Miguel, João, Pedro, Arthur, Enzo, Sophia e Gabriel. Como o ano de 2015 ainda não terminou, os dados relativos a ele ainda não estão disponíveis.

Para 2016 muitas especulações vêm sendo feitas sobre o assunto. O surgimento de nomes com “th” é uma onda que parece ter vindo para ficar – então você pode cogitar de Theo, Dorothy, Theodore, Thiago, Thalia e Thadeu, por exemplo.

Além disso, nomes que ultrapassam as antigas definições de gênero prometem chamar a atenção no próximo ano. Nesse último caso um exemplo é a recém-nascida Max, filha do fundador do Facebook Mark Zuckerberg e Priscilla Chan. Em outras palavras, são nomes que podem ser usados indistintamente para meninos e meninas.

Vale a pena conferir também as celebridades. Recentemente muitos bebês famosos têm recebido substantivos em seus nomes. Por exemplo, a atriz Deborah Secco resolveu chamar sua filha de Maria Flor, enquanto a modelo Camila Alves deu a sua o nome de Vida.

No entanto, os nomes tradicionais não costumam sair de moda. É possível ainda apostar sem erro em nomes como Ana Clara, Beatriz, Charlotte, Lara, Maria e Valentina para as meninas, e Arthur, Benjamin, Bryan, Gael e Matheus para meninos.

O que levar em conta na hora da escolha do nome do bebê?

Escolher o nome do bebê é um dos passos mais emocionantes para os futuros pais. Enquanto alguns gostam de decidir sobre ele bem cedo, outros preferem esperar até o nascimento. Segundo um estudo publicado na revista Pediatrics, essa última opção é um erro porque a espera coloca o recém-nascido em maior risco de erros médicos.

Além disso, escolher o nome já durante a gravidez pode ser importante espiritualmente para os pais. Todos gostam de pensar que seu bebê é único e dar a ele um nome desde logo é uma forma de refletir a singularidade da criança que está por vir.

Se você deseja embasamento científico para escolhê-lo, é importante ficar longe dos nomes incomuns. De acordo com uma pesquisa realizada pela Victoria University de Wellington, Nova Zelândia, quanto menos usual o nome da pessoa mais provável é que ela seja considerada não confiável.

Por isso, vale a pena buscar nomes simples e que facilitem a vida da criança. Aliás, em alguns países do mundo muitos nomes diferentes vêm sendo proibidos – por exemplo, em Portugal há um documento de 80 páginas que indica uma lista de nomes aceitáveis e não aceitáveis.

No Brasil não há iniciativa semelhante, mas a Lei 6.015 que regula os registros públicos contém uma limitação. Ela determina que é proibido o registro de crianças com nomes capazes de colocá-las em situações humilhantes.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!