Saúde Mental

Aprenda a reconhecer e lidar com uma chantagem emocional

Por Redação Doutíssima 03/06/2014

Quem nunca ouviu falar em chantagem emocional? Ou mesmo, quem nunca usou ou esse termo de alguma maneira? É comum associarmos esse tipo de chantagem com uma maneira de tentar controlar e manipular outra pessoa usando de artifícios psicológicos e de uma suposta fragilidade emocional. Saiba reconhecer quando uma chantagem emocional estiver acontecendo!

chantagem emocional

 

Sobre a chantagem emocional e seus diferentes tipos

 

Essa expressão foi popularizada nos anos 90 após o lançamento do livro “Chantagem emocional” da psicoterapeuta Susan Forward. Esse tipo de chantagem precisa de um conhecimento profundo entre as pessoas, pois o chantagista busca atingir o ponto fraco do emocional da pessoa chantageada para tentar manipulá-la em favor de algo que queira. Essa situação ocorre muito comumente em relacionamentos de casais e também entre pais e filhos.

A eficácia da chantagem emocional se dá por ela imitar um comportamento normal. As pessoas que fazem uma chantagem emocional geralmente agem de maneira natural, com reações que não são notáveis como premeditadas, e por isso, os chantageados acreditam na situação. Uma chantagem emocional é sempre oriunda de pessoas que não possuem a empatia que esperam receber dos outros, por exemplo, uma criança que não tem a atenção dos pais. O comportamento do chantagista muda assim que ele consegue o que quer.

chantagem emocionalExistem quarto tipos de chantagem emocional:

A primeira é feita pelo punidor: ele usa estratégias de bullying emocional para inibir com que a outra pessoa faça algo que ele não queira. A segunda é a do tentador: esse chantagista vai recusar sua aprovação e seu amor em relação à outra pessoa até que atinja seu objetivo. A terceira chantagem emocional é a do auto punidor: esse tipo de chantagem se baseia na própria dor do chantagista para manipular os outros e conseguir simpatia e aceitação. A quarta é a do sofredor: sua infelicidade é a ameaça maior que ele usa sobre os outros, colocando os chantageados na posição de responsáveis por qualquer consequência negativa de sua vida.

 

Como lidar com uma chantagem emocional?

 

É preciso ter muito cuidado e paciência ao lidar com um chantagista. Muita gente não aguenta o conflito e acaba cedendo aos desejos do chantagista emocional, mas essa não é a melhor maneira de lidar com a situação visto que a pessoa acaba reutilizando esse método sempre que quiser pois ela descobre os seus limites. Não trate o chantagista melhor ou acredite nos sentimentos que ele diz viver. Seja forte e reforce seus limites pessoais. Se preciso, mude o foco da situação. Tente desenvolver sua autoconfiança e assim você poderá se impor com mais facilidade diante de uma chantagem emocional.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

Psicólogos ensinam: como identificar um psicopata

Dúvida do leitor: Como saber se sou ciumento? O que fazer para melhorar?

Como superar o ciúme nas amizades

Namoro ou amizade? Como identificar se seu amigo pode ser seu homem ideal

Como identificar um mentiroso compulsivo

Como ser feliz no casamento

Como fazer amigos durante a faculdade