Simulações policiais ou militares de combates onde os jogadores usam armas de pressão, esse é o esporte de ação chamado airsoft. Muito popular em países asiáticos, o esporte chegou ao Brasil em 2003 e hoje já conta com centenas de jogadores espalhados por todo o país.
A forma básica do esporte consiste em duas equipes que buscam atingir os adversários em qualquer parte do corpo e equipamento, eliminando-os da etapa. O jogador atingido deve erguer o braço e gritar morto. A partir daí, não pode ser atingido novamente.
A Federação Paulista Desportiva Airsoft (FPDA) salienta que o espírito de honra e honestidade é um dos pilares da prática do airsoft, em que o objetivo é desenvolver desafios, atividades físicas e o espirito de equipe entre os participantes.
Airsoft no Brasil
No Brasil, o esporte começou a ser divulgado em 2003. Em 2007, foi lançada a portaria que regulamenta o uso dos equipamentos usados na prática do airsoft. Já no ano de 2010 começou a valer a exigência de que as armas de pressão tenham a extremidade pintada de laranja ou vermelho vivo, para diferenciá-las das armas de fogo.
O Exército é o responsável por todo o controle da atividade no país, ainda que tecnicamente as armas de airsoft sejam classificadas como de pressão. A aquisição pode ser feita por pessoa maior de 18 anos em lojas autorizadas. Menores também não podem jogar, conforme define o Estatuto da Criança e Adolescente (ECA).
Segundo informações FDPA, a comunidade de jogadores é bastante ativa e a maioria dos grupos exige a apresentação de nota fiscal de loja devidamente autorizada para poder jogar. Hoje Brasil já possui diversas lojas regularizadas para a venda de armas e insumos para os jogadores.
A única recomendação obrigatória para a prática do esporte é o uso de óculos de proteção, embora alguns jogadores prefiram também usar máscaras para proteger toda a face. Os disparos não causam maiores danos e a dor é equivalente a um beliscão”, tipicamente menor que outras modalidades, como o paintball.
As munições, chamadas de BBs, são rígidas e sem tinta, por isso a honra dos jogadores é fundamental para o desenvolvimento do esporte. As armas são réplicas reais, porém, o mecanismo interno em nada se assemelha com elas.
Regras do jogo
Assim como qualquer outro esporte, os praticantes do airsoft também devem seguir regras de segurança, entre elas:
- Utilizar proteção ocular na área de jogo e na área de apoio, que deve ser apropriada para a prática de airsoft
- Realizar de testes da arma somente na área de apoio e na área de jogo
- Não atirar na área de apoio
- Evitar os tiros no rosto, apenas tolerados se o adversário utilizar esta regra como vantagem tática para observação e estiver a dez metros os mais de distância
- Não realizar o disparo sem segurança, conhecido como tiro cego.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!