Moda

Aprenda a escolher a altura do sapato de salto e arrase

Por Redação Fortíssima 15/01/2016

Toda mulher vaidosa já conhece o poder do sapato de salto alto. Ele deixa o corpo mais esguio, valoriza as pernas e garante um look arrasador. Mas a altura do calçado é um ponto que divide opiniões quando o assunto é a saúde.

Especialistas estimam que plataformas maiores que 7,65 centímetros já alteram a dinâmica da caminhada e forçam os joelhos e a lombar. Ou seja, vale tomar cuidado na hora de escolher o modelo que você vai usar.

sapatos de salto-instagram reprodução-doutíssima

Os modelos mais altos costumam atrair, mas é preciso ter cuidado. Foto: Instagram, Reprodução

Como escolher um sapato de salto?

Se você costuma ficar com pés doloridos, dormentes e com bolhas toda vez que tira o sapato de salto do pé, talvez esteja na hora de apostar em um outro modelo. Independente do salto ser fino ou plano, o diferencial está na altura. Se a plataforma for alta demais, o equilíbrio é dificultado e o peso do corpo transferido para a planta dos pés.

Além da dor, a dificuldade no equilíbrio prejudica o andar. A partir da escolha de um calçado adequado ao seu estilo – e limites do corpo – você pode evitar o incômodo e garantir toda a elegância no caminhar.

Assim, a dica é optar por modelos de salto com altura de uma polegada, ou cerca de 2,55 centímetros, principalmente se você não está acostumada com os calçados verticais. Isso porque o sapato tende a se moldar ao pé e quando você não usa plataformas com frequência, ele encontra resistência em se adaptar.

Se sentir desconforto depois de usar um sapato de salto, é possível contar com algumas dicas para aliviar a dor nos pés. Uma delas é mergulhá-los em água quente, para favorecer a circulação sanguínea e proporcionar alívio. Para diminuir a tensão, uma massagem feita com óleo de mostarda ou com uma bolinha de tênis também são opções.

Dicas para usar sapato de salto

Há modelos bem específicos de calçados com saltos medianos, mas que não deixam de ser elegantes. Eles contribuem para a firmeza no andar, o movimento natural dos joelhos e a postura ereta, pois aliviam a pressão no tendão e deixam o corpo em uma posição mais estável. Veja alguns deles:

Salto sabrina

Também conhecido como salto gatinho, o salto sabrina é elegante e tem, no máximo, seis centímetros de altura. O calçado fazia parte do figurino de Audrey Hepburn no filme Bonequinha de Luxo, de 1961. Um verdadeiro clássico.

Salto anabela

O salto anabela começa no alto do calcanhar e vai diminuindo gradualmente até a parte da frente do pé. O modelo bombou entre as décadas de 1930 e 1940 e, desde então, seguiu como peça curinga do guarda-roupa feminino.

Flatforms

As flatforms ou sapatos com plataformas mais grossas e uniformes facilitam o equilíbrio e distribuem melhor o peso do corpo entre os pés. Isso sem falar que estão totalmente em alta no mundo da moda. Vale apostar neles para garantir um look incrível, sem abrir mão da comodidade.  

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!