Bem-Estar > Qualidade de vida

Quer alugar uma casa na praia? Dicas ajudam a evitar golpes

Por Redação Fortíssima 22/01/2016

Chega o verão e a procura por imóveis no litoral é grande. A locação de uma casa na praia, por exemplo, é alternativa econômica para quem viaja em família ou grupo de amigos.

Mas, ainda que os custos mais baixos seduzam, é preciso ter muita atenção na hora de escolher o lugar. Afinal, propagandas enganosas são comuns e podem render uma boa dor de cabeça.

casa na praia-doutíssima-shutterstock

Nada melhor do que uma casa na praia para relaxar no verão. Foto: Shutterstock

Cuidados ao alugar casa na praia

Segundo o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), tudo começa por buscar informações em imobiliárias ou através de amigos, checando cada detalhe oferecido. Verifique a localização do imóvel, as condições de acesso, a infraestrutura da região e, é claro, a segurança.

Sempre que possível, a melhor escolha é visitar o imóvel na companhia do proprietário ou representante. Durante esse momento, aproveite para destacar falhas. Isso evita cobranças adicionais por danos que você não causou – mas pode ter que pagar.

Confiar exclusivamente na oferta feita pela internet ou em anúncios de jornal na hora de locar um imóvel é arriscado. Mesmo que existam fotos, não dá para se certificar sobre a situação da casa e muito menos conhecer as redondezas.

Se essa for a única opção, a dica é buscar comentários e resenhas de outras pessoas que já tenham feito a mesma locação. Elas podem ajudar a identificar quais são os principais problemas e também os pontos positivos.

Vale lembrar que o artigo 35 do Código de Defesa do Consumidor garante o direito do locatário de solicitar a devolução do dinheiro caso o fornecedor, imobiliária ou proprietário, não cumpra com a oferta prometida.

Para isso, o inquilino precisa desistir de ficar no imóvel. Se optar por permanecer no local, o consumidor pode negociar um abatimento no preço, proporcional à queda na qualidade das características. Se houver problemas, tente resolver amigavelmente e, caso não obtenha sucesso, procure os órgãos de proteção ao consumidor.

Previna-se para evitar dor de cabeça

Anotou as orientações gerais? Agora vale a pena também ficar atento a cuidados mais específicos, nem sempre lembradas na pressa de quem quer alugar a casa na praia o mais rápido possível. 

  • Busque referências sobre a imobiliária ou locador e descubra qual é a sua política frequente de atendimento
  • Faça um contrato que discrimine o que foi tratado verbalmente, como as datas de entrada e saída do imóvel, nome e endereço do proprietário, preço e forma de pagamento, local de retirada e entrega das chaves
  • Exija recibo ou nota fiscal logo que fizer o pagamento
  • Não faça depósitos antecipados sem ter certeza de que o negócio é confiável.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!