Motivação

Aproveite a época para fazer uma faxina geral em casa

Por Redação Fortíssima 22/12/2015

A limpeza da casa antes do Ano Novo é tradição em diversas culturas. Muitos acreditam que é necessária uma faxina geral em paredes, armários e cada canto da casa para conduzir má sorte e coisas velhas para longe e preparar-se para um novo começo. Para quem não tem essas crenças, essa hora é no mínimo uma ótima oportunidade para deixar a casa impecável.

faxina geral istock getty images doutíssima

Faxina geral na casa antes do Ano Novo é tradição em diversas culturas. Foto: iStock, Getty Images

Organização para a faxina geral de final de ano

A limpeza da casa é capaz de ajudar com muitas das resoluções de Ano Novo. Por exemplo, se você tem uma casa limpa, maiores são suas chances de manter o corpo em forma, segundo um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Indiana, Estados Unidos. Por isso, nada melhor do que começar uma faxina geral.

Tomada essa decisão, o próximo passo é resolver como torná-la realidade da forma mais fácil possível. Há diversas maneiras para fazer isso, mas todas começam pela organização de um plano de limpeza. É ele que indicará os dias que você dispõe para a tarefa e o que precisa ser feito.

Caso tenha família, é possível recrutá-la para ajudar na atividade. Crie uma planilha ou uma lista e procure atribuir uma tarefa ou um conjunto delas para cada membro. Em contrapartida, se você trabalha e sua agenda não permite que consiga limpar a casa da forma como deseja, considere contratar serviços profissionais ao menos para a limpeza mais pesada.

Dicas para uma faxina de ano novo

Há dicas bastante valiosas que podem ajudar você a tornar a tarefa de limpar a casa mais fácil e menos desgastante. Veja algumas delas:

É desnecessário reservar quatro ou seis horas consecutivas para começar o trabalho. Comece aos poucos e você conseguirá limpar sua casa com sucesso em pequenos blocos de tempo ao longo dos próximos dias.

  • De cima para baixo, de dentro para fora

Essa é a sequência lógica para quem não deseja sujar aquilo que acabou de limpar. Além disso, retire cortinas e outros itens de tecido, já colocando tudo na máquina de lavar.

  • Um cômodo por vez

Divida o trabalho em áreas para evitar que eles fiquem inacabados. Uma boa ideia é separar um cômodo por dia, e colocar no papel uma lista de todas as tarefas a serem feitas.

  • Desapegue

Quando arrumar procure retirar itens que você não usa mais. Além disso, busque colocar tudo em seu devido lugar para depois saber onde cada coisa está guardada.

  • Consertos

Essa é uma ótima oportunidade para pequenos reparos. Caso não consiga fazê-los sozinha, contrate alguém.

  • Janelas

São uma das partes mais difíceis de limpar. Uma boa dica é escolher um dia nublado para atacá-las. Isso porque em dias ensolarados e quentes os produtos usados secam rapidamente e criam manchas.

Se você quer eficiência, experimente usar ½ xícara de amoníaco, 1 litro de álcool, 1 colher de chá de detergente líquido e 1 litro de água para fazer a limpeza.

  • Superfícies

Muitas vezes, elas são negligenciadas, mas não podem ficar de fora da limpeza de fim de ano. Lave rodapés, molduras das portas e paredes. Utilize esponja e detergente líquido misturado em um balde de água morna.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!