Quando o cabelo rebelde resolve que vai se governar por conta própria, haja tempo e paciência para controlar a revolução causada pelos fios bagunçados. Acordar em cima da hora e ter que lidar com este problema é uma missão quase impossível.
Uns recorrem aos bonés, outras colocam faixas na cabeça. Tem ainda quem recorra aos cremes e fixadores para manter as madeixas no lugar desejado – ou quase isso. No fim de contas, são horas e mais horas da rotinas investidas.
A descrição parece familiar? Então já passou da hora de aprender algumas dicas para manter os fios naturais, mas sem aquele conhecido aspecto de mal cuidado. Com cuidados pontuais, você evita o desperdício de tempo.
Mantenha os fios hidratados
A cabeleireira e arquiteta de cachos Daniela Lisboa tem algumas sugestões para acabar com toda essa rotina desgastante. Segundo ela, cabelos alisados exigem um bom corte para aparar as pontas secas e duplas.
Já quem tem fios cacheados sabe que eles costumam ser mais secos que os demais. Aqui a saída é dar uma atenção especial para a hidratação. “Dependendo do grau de ressecamento, alguns necessitam ser hidratados em todas as lavagens”, afirma Daniela.
Investir na manutenção do corte, por outro lado, é uma alternativa é tanto para quem tem fios curtos e quer evitar o cabelo rebelde. Em conjunto, recorra ao leave-in antifrizz. Ele ajuda a modelar os fios, mas sem deixá-los com um aspecto pesado, como se você tivesse mergulhado em um tubo de gel.
Veja dicas para lidar com o cabelo rebelde
Mas as dicas específicas para cada tipo de madeixa não são as únicas que costumam dar bons resultados, especialmente a longo prazo. Os cuidados diários também são fundamentais para a manutenção da saúde dos fios.
Lavar os cabelos com um xampu diluído em água e depois desembaraçá-los com os dedos também pode ajudar a controlar o cabelo rebelde. Daniela recomenda ainda que você use camisetas e tecidos finos para secar os fios.
“Evite as toalhas felpudas, não esfregue o cabelo e tente não ficar passando as mãos nele com muita frequência”, adverte a especialista. Para minimizar o frizz, ela aconselha a substituição da fronha do seu travesseiro por algum tecido acetinado.
Alessandra Carelli Feminella, consultora do Studio dos Cachos, acrescenta ainda que a temperatura da água utilizada para lavar os cabelos deve ser de 24ºC. Também vale escolher produtos de higienização sem sulfato e silicone, para não agredir o couro cabeludo e os fios.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!