Nutrição > Receitas

Descubra os benefícios do kefir de leite para a saúde

Por Redação Fortíssima 25/02/2016

Quem pretende manter uma vida saudável e incorporar superalimentos à dieta já deve ter ouvido falar sobre o kefir de leite. Ele vem rapidamente ganhando importância como um probiótico.

Esses pequenos grãos, semelhantes à couve-flor, são uma rica combinação de bactérias benéficas e leveduras, capazes de ajudar você de várias maneiras. Que tal conhecer melhor sus propriedades?

Kefir de leite é escolha mais saudável que o iogurte

Os probióticos são bactérias amigáveis, ​​semelhantes aquelas encontradas no intestino. De origem turca, kefir significa sentir-se bem e pode ser uma das melhores maneiras de ingerir os probióticos.

Ele possui consistência pegajosa e um sabor um pouco parecido com o iogurte, embora sejam diferentes de várias maneiras. A mais marcante entre delas é o processo de fermentação.

Enquanto para fazer iogurte são usadas apenas bactérias, para o kefir também são adicionadas leveduras. São esses organismos os responsáveis pela fermentação da lactose encontrada e que conferem ao alimento sabor picante.

Isso porque a levedura da preparação do kefir é capaz de transformar a lactose em dióxido de carbono, com uma pequena quantidade de álcool. Essa peculiaridade garante sua característica gaseificada, não sendo outra a razão pela qual é conhecido como champanhe de lei.

São associados a ele ainda uma série de benefícios para a saúde – muitos já comprovados. Por exemplo, possui três vezes mais conteúdo probiótico se comparado ao iogurte.

Não bastasse isso, é uma fonte rica de diferentes vitaminas, minerais e aminoácidos essenciais para promoção de cicatrização e reparação, bem como manutenção geral da saúde.

Essa bebida contém ainda elevados níveis de tiamina, vitamina B12, cálcio, vitamina K2 e folatos. Um estudo publicado no The Journal Of Nutrition mostrou que a suplementação de vitamina K2 reduz o risco de fraturas e perdas ósseas.

Ela é ainda uma boa fonte de biotina, vitamina B que ajuda o corpo a assimilar outras vitaminas desse grupo. Como as proteínas completas do kefir já estão parcialmente digeridas, são mais facilmente utilizadas pelo corpo.

Além disso, tal qual acontece com outros produtos lácteos, é uma grande fonte de minerais como cálcio, magnésio e fósforo, ajudando o corpo a utilizar carboidratos, gorduras e proteínas para crescimento celular, manutenção e energia.

Kefir de leite

O kefir de leite pode substituir o iogurte. Foto: iStock, Getty Images

Como preparar em casa?

Geralmente chamado de grãos, a base do kefir de leite é resultado da união comunidades simbióticas de bactérias e leveduras. Para o preparo você vai precisar de uma amostra, que pode ser encontrada em lojas de produtos naturais.

Será necessário também leite, um pote de vidro e um coador. O processo de preparação é bastante simples: basta colocar os grãos de kefir no vidro – cerca de três colheres para cada meio litro de leite – em temperatura ambiente, fechar e aguardar por cerca de 24 horas.

Depois, é só coar a bebida e separá-la dos grãos. Não se esqueça de lavá-los bem antes da próxima fermentação. Agora é só usar como preferir, consumindo puro, com frutas ou em substituição ao iogurte.

E você, já consumiu o kefir de leite? Deixe um comentário! E não esqueça de compartilhar suas experiências e tirar dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!