Aquela garrafa de vinagre de maçã em seu armário de cozinha é capaz de muito mais do que simplesmente adicionar sabor à salada. Em realidade, talvez seja hora de colocá-la em seu armário de remédios. Sim, ela é bastante eficaz para resolver problemas que nem ninguém costuma imaginar.
Muito mais do que um molho para salada
O vinagre maçã é muito usado para temperar alimentos, principalmente em molhos para acompanhar saladas. Acontece que os seus usos podem ir além, em razão dos inúmeros benefícios para a saúde que ele possui.
Esse vinagre é produzido em um processo de duas etapas. Primeiro se expõe maçãs esmagadas a leveduras, que fermentam os açúcares e os transforma em álcool. Depois bactérias são adicionadas à solução de álcool, fermentando-o ainda mais e dando origem ao ácido acético – principal composto ativo.
A melhor opção é sempre o orgânico, capaz de ser ainda mais puro. Ele possui muitos nutrientes como ferro, cálcio e potássio, que podem ajudar a manter os germes em nossos corpos sob controle. Muitas vezes ainda serve para adicionar sabor a seus pratos e frescor a todos os cantos da sua casa.
Benefícios comprovados do vinagre de maçã
Muitos benefícios do vinagre de maçã foram comprovados pela ciência. Conheça cinco deles:
- Vinagre melhora os níveis de açúcar no sangue
Beber vinagre antes de uma refeição rica em carboidratos melhora a sensibilidade e abranda o ritmo de elevação dos níveis de açúcar no sangue, de acordo com um estudo da Universidade Estadual do Arizona, dos Estados Unidos.
Isso é importante para pessoas que são resistentes à insulina ou têm diabetes tipo 2.Os pesquisadores observaram que o vinagre pode possuir efeitos fisiológicos semelhantes a medicamentos antidiabéticos.
- Ajuda na perda de peso
Um estudo japonês publicado na revista médica Bioscience Biotechnology and Biochemistry mostrou que pessoas que tomaram o vinagre de maçã todos os dias, durante doze semanas, perderam mais peso do que aqueles que tomaram apenas água. Especialistas acreditam que o vinagre possa estimular os genes que ajudam na metabolização da gordura.
- Pode proteger o coração
Uma pesquisa observacional de Harvard mostra que mulheres que comiam molhos para salada com vinagre de maçã tiveram um risco reduzido de doença cardíaca.
- Mata bactérias
O vinagre é pensado para ter propriedades antibacterianas que podem ajudar a combater a infecção por trás de uma dor de garganta, por exemplo. A acidez diminui o pH do tecido, o que ajuda a prevenir o crescimento de bactérias na sua superfície.
Um estudo publicado na revista mBio, da Sociedade Americana de Microbiologia, revela ainda que o ácido acético que dá ao vinagre seu sabor azedo e odor forte atua como um desinfetante não tóxico contra bactérias da tuberculose multirresistente.
- Ajuda a reduzir o risco de câncer
Vinagres são uma rica fonte de polifenóis, compostos sintetizados pelas plantas para combater o estresse oxidativo. De acordo com uma pesquisa da Universidade Estadual do Arizona, dos Estados Unidos, consumir polifenóis aumenta a proteção antioxidante e reduz o risco de câncer.
E aí, gostou das dicas? Deixe um comentário! E não esqueça de compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!