Parece brincadeira de criança, mas não é. Pular corda emagrece e pode ter vários benefícios para a sua saúde. Exercício queimador de gordura, ele trabalha vários músculos do corpo ao mesmo tempo. Não bastasse isso, o equipamento é de fácil acesso e você é capaz de treinar em qualquer lugar – basta ter um pouco de espaço.
Como pular corda emagrece e traz benefícios
Pular corda é um fantástico exercício para o corpo. Ele queima calorias e esculpe seus ombros, peito, braços, pernas e até mesmo abdômen, tudo isso sem a necessidade de equipamentos fitness.
Essa atividade realmente melhora a coordenação, já que faz você se concentrar bastante em seus pés. Querendo ou não, você estará prestando atenção no movimento e seu cérebro vai ficar atento. Dessa forma, o exercício pode ser benéfico também para desenvolver habilidade em outros esportes.
É extremamente válido também para prevenir lesões – comum nos pés e tornozelos de atletas de basquete, tênis e futebol, por exemplo. Isso porque, além de melhorar a coordenação, pular corda ainda é capaz de aumentar a força dos músculos que circundam as articulações, reduzindo as chances de danos nessas áreas.
Comparado a correr por 30 minutos, pular corda queima mais calorias. De acordo com o Science Daily, esse exercício pode alcançar uma taxa de queima de até 1.300 calorias por hora de atividade vigorosa. Por isso, muitas vezes é um grande aliado para a perda de peso, principalmente se você não tem tempo para praticar outros exercícios físicos.
De acordo com o American College of Sports Medicine, essa atividade é altamente recomendada para o condicionamento aeróbico. Como consequência, há melhora na saúde do coração e na eficiência de como você respira.
E o melhor de tudo: é possível fazer esse exercício em qualquer lugar. Sim, você pode levar a corda para onde estiver e treinar a qualquer hora – irá precisar apenas de um pouco de espaço para praticar.
Queimando gordura com o treino
Pular corda quatro dias por semana pode ajudar a queimar muitas calorias e a emagrecer. Veja uma sugestão de treino para utilizar esse exercício:
- Caminhe rapidamente ou corra por cinco minutos para aquecer o corpo.
- Realize um treino com intervalos. Esse método é um ciclo de alternância de rajadas curtas de intensa atividade com períodos de recuperação ativa. Por exemplo, pule corda tão rápido quanto você puder durante 60 segundos e intercale com 90 segundos de intensidade moderada. Repita ao longo de dez minutos.
- Alterne os tipos de saltos que você executa durante o treino, para maximizar a queima de calorias. Modifique o salto regular, onde seus pés levantam do chão um pouco, levando os joelhos em direção ao peito.
- Divida o treino em diferentes momentos do dia, para não cansar em excesso.
Lembre-se sempre de que antes de realizar qualquer tipo de exercício é interessante conversar com um médico e verificar suas condições de saúde. Além disso, use uma roupa confortável e hidrate-se antes, durante e depois da atividade.
E aí, descobriu se pular corda emagrece? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!