Bem-Estar > Zen

Descubra como usufruir da energia Kundalini

Por Redação Fortíssima 26/03/2016

Poderosa, a energia Kundalini nada mais é do que uma força da alma, a emanação do infinito dentro de cada pessoa. É nisto que acreditam os praticantes da meditação e da yoga: todos possuímos a capacidade de ativar nossos chakras – os centros de energia do corpo – e evoluir para um estado maior de consciência.

Imagine uma energia vital adormecida na base da sua coluna. É ali que está a Kundalini. Mas para fazer essa vibração subir pelo canal da espinha vertebral e atravessar outros centros de energia do corpo, é necessário praticar.

Como ativar a energia Kundalini?

Em seu livro Mística e Espiritualidade, o teólogo Leonardo Boff fala sobre o poder da energia Kundalini ou Cobra Cósmica. Este segundo nome se relaciona com a forma através da qual podemos imaginar a fonte energética: uma serpente enroscada na base da coluna, que se expande à medida que sobe.

De acordo com Boff, nosso sistema foi construído para sustentar o despertar da energia. Cabe a nós a tarefa de usar essa potencialidade em toda sua extensão. Mas como fazer isso? Aderir à prática da yoga Kundalini é uma opção para ativar os chakras desde o umbigo até a coroa, acima do topo da cabeça.

Para estimular a energia, é necessário realizar uma série de exercícios respiratórios, chamados de pranayamas, contrações corporais conhecidas como bhandas, posturas nomeadas de asnas, além de gesticulações com mãos dedos e braços – as mudras – e palavras cantadas, os mantras.

O movimento da Kundalini deve ser estimulado de forma natural e certamente trará diversas emoções que devem ser sentidas e processadas. Por isso, enfatiza o teólogo, a escolha pela ascensão é individual e espiritual. Deve ser uma escolha sua.

A partir da Kundalini, você vai aprender a assumir um compromisso com sua jornada espiritual, para conhecer um novo paradigma da consciência humana. Dessa forma, será possível conceber essa energia como um caminho para a libertação.

Você perceberá que o seu estado de espírito é muito mais importante do que outros aspectos tidos como importantes até então. Essa é a consciência elevada que a meditação proporciona.

energia Kundalini

Energia é ativada por meio de mantras e posturas. Foto: iStock, Getty Images

Benefícios da yoga Kundalini

Ao proporcionar uma visão mais clara sobre o mundo, os benefícios da energia Kundalini vão muito além da mente. A combinação das técnicas de respiração com as posturas também aumenta a capacidade respiratória dos praticantes, proporcionando harmonia maior entre todos os sistemas respiratório, nervoso e glandular.

A prática também pode vir associada a outros tratamentos médicos, para pacientes oncológicos ou pessoas que sofram de ansiedade, depressão e outras patologias. A meditação poderá ajudar qualquer ser humano a se sentir mais leve, relaxado e fortalecido física e mentalmente.

Boff, por exemplo, argumenta ainda que as dores no corpo do cotidiano podem ser referentes ao bloqueio das energias. Por isso, o ato de movimentar a Kundalini, em si, já é uma forma de aliviar esse sofrimento. O mesmo vale para quem têm sintomas de insônia, cansaço constante ou fadiga crônica. A transformação pode estar na meditação.

E você, como mantém sua espiritualidade?´Já praticou a Kundalini? Deixe um comentário.