[the_ad_group id="16403"]
Bem-Estar > Zen

Aprenda como meditar corretamente com dicas simples

Por Redação Fortíssima 15/07/2016

A meditação é uma prática milenar, mas ganha cada vez mais importância diante de uma sociedade agitada e frenética. Engana-se quem pensa que é necessário fugir para se livrar do estresse e da ansiedade: basta se reconectar consigo mesmo. Mas para atingir esse nível de paz interior, é necessário aprender como meditar corretamente.

Com as diversas atribuições acumuladas na rotina, encontrar um momento para relaxar a mente pode ser um diferencial para a sua saúde. Já é comprovado que meditar melhora o equilíbrio e o foco, além de ajudar a reduzir as tensões diárias. A boa notícia é que a atividade pode ser realizada por qualquer pessoa.

Como meditar corretamente e relaxar

As vantagens da meditação são percebidas de formas diferentes por cada indivíduo. De forma geral, os praticantes conseguem lidar melhor com emoções negativas, como ansiedade e medos. Para usufruir dos benefícios, o importante é começar aos poucos, reservando pelo menos cinco minutinhos do dia para a prática.

Se você não tem a mínima ideia sobre como meditar corretamente, veja abaixo algumas sugestões:

  1. Defina um horário

É importante reservar uma hora específica para meditar: um momento só seu, no qual você sabe que não será interrompida e estará livre para relaxar e apreciar a prática. As primeiras horas da manhã e o fim de tarde representam boas alternativas.

  1. Escolha um ambiente tranquilo

Locais quietos e calmos são indispensáveis para uma experiência mais agradável e relaxante de meditação. Seja no quarto ou no quintal de casa, o essencial é escolher um ambiente que transmita paz e serenidade.

  1. Sente-se de maneira confortável

Sua postura é importante para a meditação. Certifique-se de estar relaxada e confortável, com a coluna ereta, ombros e pescoços bem soltos. Depois, é só fechar os olhos e curtir o momento.

  1. Inspire e expire

Durante a meditação, foque apenas na sua respiração: inspire e expire profundamente, até atingir um estado meditativo de paz. Você pode começar meditando cinco minutos por dia e depois evoluir gradativamente.

Como meditar corretamente

Meditação ajuda a aliviar tensões. Foto: iStock, Getty Images

Conheça 3 aplicativos de meditação

Graças à tecnologia, hoje é fácil encontrar uma ajudinha extra para começar a meditar. Aplicativos gratuitos de meditação guiam os usuários através da prática, com auxílio de músicas e mantras. Abaixo, você confere três deles e suas principais funcionalidades.

1. Medita!

Desenvolvido no Brasil, este aplicativo gratuito mistura conteúdo, música e sabedoria para facilitar sua prática de meditação. São nada menos que 65 meditações separadas por temas e guiadas pela terapeuta Mirna Grzich. A plataforma oferece técnicas de mindfulness, insights e reflexões, orações e mantras e outras formas de meditação. Vale experimentar.

2. Calm – Meditate, Sleep, Relax

Esse app fornece sete passos para você se acalmar, além de sessões guiadas por voz que duram de dois a 20 minutos. Por meio dele, você pode deixar a mente passear por praias e dias de chuva, basta fechar os olhos.

  1. Headspace

Um banco enorme de músicas meditativas e lições que duram de dois a 60 minutos. É isso que o aplicativo oferece. Você também pode utilizar a plataforma para monitorar o desenvolvimento de suas sessões de meditação, já que elas ficam arquivadas.

E aí, gostou das dicas sobre como meditar corretamente? Vai experimentar os apps? Deixe um comentário sobre este artigo.


[the_ad_group id="16349"]
[the_ad_group id="16404"]