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Perdido na bagunça? Veja dicas de organização no trabalho

Por Redação Fortíssima 02/05/2016

A falta de organização no ambiente de trabalho pode prejudicar consideravelmente o desempenho do funcionário, pois atrapalha a execução de tarefas simples e demanda mais tempo para encontrar o que procura. Para manter a concentração e aumentar a produtividade, que tal conhecer algumas dicas de organização para a mesa do escritório?

As medidas parecem simples, mas manter em ordem os objetos e dispor os materiais mais usados de forma acessível faz toda a diferença na correria do trabalho. Quem sabe essa não é a sua chance de ganhar uma dose extra de motivação e render mais.

Dicas de organização da mesa do escritório

Uma das principais dicas de organização é descartar o desnecessário, arquivando ou colocando no lixo aqueles papéis ou itens que não são usados. Mantenha apenas o que for essencial em cima da mesa, deixando equipamentos e materiais utilizados com maior frequência sempre visíveis.

Já os itens menos usados, mas também importantes, podem ser guardados nas gavetas ou em armários. Deixar poucos objetos na mesa evita a perda de tempo e outros problemas, pois espaços muito cheios prejudicam o comportamento organizacional, o que pode até mesmo bloquear a sua criatividade.

Para ajudar nas dicas de organização da mesa, reserve um lugar específico para cada utensílio. Deve haver um espaço destinado para armazenar documentos, outro para pastas, canetas e lápis.

Aproveitar as ferramentas do computador também é uma forma de deixar a mesa mais organizada. Escrever as anotações no aparelho reduz consideravelmente o número de papéis espalhados no escritório. Tem ainda a possibilidade de adicionar lembretes para garantir que não vai esquecer do que foi anotado.

Digitalizar os arquivos e organizá-los em pastas no computador também reduz a quantidade de papéis no ambiente, facilita a busca por eles quando necessário e economiza tempo, além de deixá-los mais seguros e protegidos contra qualquer imprevisto que pode acontecer com os documentos físicos.

dicas de organização

Deixar apenas o necessário em cima da mesa economiza tempo e evita distrações. Foto: iStock, Getty Images

Importância da organização no trabalho

Agora que você já sabe algumas dicas de organização para o ambiente de trabalho, aproveite para melhorar o seu desempenho profissional. Segundo Vilele da Mata, presidente da Sociedade Brasileira de Coaching, essa é a peça-chave para aumentar a produtividade no trabalho.

Além disso, o estado da mesa do funcionário pode dizer muito sobre ele e sobre a forma como trabalha. É o que dizem pesquisadores da Universidade de Minnesota, dos Estados Unidos, em um estudo publicado no periódico Psychological Science.

A pesquisa apontou que as pessoas que trabalham em mesas limpas e arrumadas tendem a ser mais conformistas, ter uma dieta saudável e ser generosos, em comparação aos que possuem espaços bagunçados.

O ideal é que as dicas de organização sejam seguidas e adaptadas para cada colaborador, descobrindo qual é a melhor maneira para trabalhar de acordo com o perfil profissional e também com o tipo de atividade exercida.

E você, o que achou das dicas de organização no trabalho? Compartilhe com aquele seu colega que está sempre perdido entre papéis e objetos.