Amor e Sexo > Relacionamento

Aprenda a como discutir a relação de forma eficaz

Por Redação Fortíssima 11/05/2016

Quando questões cotidianas se tornam um debate sobre quem está certo e quem está errado, resolver o menor dos problemas  vira uma batalha. Afinal, nem sempre é fácil saber como discutir a relação de forma eficaz. Mas mesmo difícil, essa é a melhor técnica para garantir um relacionamento em que ambos se sintam felizes e respeitados pelo outro.

O que é uma comunicação eficaz?

Comunicação é mais do que apenas troca de informações. É preciso compreender a emoção e as intenções por trás do diálogo. Ela é uma via de mão dupla. Não se trata apenas de como você transmite uma mensagem, mas também de que ela seja recebida e entendida por exatamente da maneira desejada.

A discussão envolve ainda ouvir e entender o pleno significado do que está sendo dito e fazer a outra pessoa se sentir ouvida e compreendida. Mais do que apenas as palavras que você usa, a comunicação eficaz combina um conjunto de habilidades, inclusive o gerenciamento de estresse no momento e a capacidade de reconhecer e compreender as próprias emoções.

Isso serve para uma negociação no ambiente de trabalho, mas também pode fazer a diferença em um relacionamento amoroso. Pesquisadores descobriram, inclusive, que o estilo de comunicação é mais importante do que os níveis de compromisso, traços de personalidade ou eventos estressantes na vida a dois.

Em particular, os padrões de comunicação negativas, como raiva e desprezo, estão ligados a um aumento da probabilidade de divórcio, segundo o estudo publicado no Journal of Family Psychology. Ou seja, é preciso aprender a como passar uma mensagem da forma correta.

Como discutir a relação de forma eficaz?

Saber o momento certo para conversar faz toda a diferença. Foto: iStock, Getty Images

Como discutir a relação de forma eficaz?

Uma das melhores maneiras de descobrir se alguém é bom para você ou se vale a pena seguir em frente é expor um problema e ver como ele é recebido.Ser sincero com você mesmo também é uma boa forma de como discutir a relação de forma eficaz. Veja outras dicas que também podem ajudar.

  • Identifique o que realmente está incomodando você: às vezes o problema abordado é a gota d’água, mas não é realmente o que está nos incomodando mais. Passe algum tempo refletindo sobre o que você está sentindo
  • Escolha um bom momento para compartilhar seu problema: quando seu parceiro chega em casa, depois de um dia longo de trabalho ou volta de uma viagem, não é o momento em que ele ou ela vai ser mais receptivo aos seus pensamentos e sentimentos
  • Pense em como o problema pode ser recebido: tente entender como você se sentiria se ouvisse tudo o que tem a dizer. Não tenha medo de mostrar que está machucado, se sente desvalorizado, decepcionado ou negligenciado. Fale a sua verdade sem se culpar
  • Uma vez que você disse tudo o que sente, pare de falar: ouça atentamente a resposta do seu parceiro e preste atenção a sinais não-verbais e linguagem corporal. São eles que irão lhe dizer como sua mensagem está sendo recebida. Dê tempo para a resposta chegar.

E aí, conseguiu pegar algumas dicas de como discutir a relação de forma eficaz? Depois conte para a gente se deu certo.