Moda

Roupas para ciclismo: veja quais itens que são indispensáveis

Por Redação Doutíssima 18/09/2015

Motivos para você sair de casa e pedalar não faltam. Uma hora de exercício chega a queimar até 800 calorias, além de tonificar a musculatura das pernas e glúteos. A atividade pode, igualmente, ajudar a explorar novos lugares e se tornar um hobby. Mas, antes de começar, é importante escolher roupas para ciclismo adequadas.

O ambiente também agradece a prática do ciclismo: segundo a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb), na grande São Paulo, 90% da poluição atmosférica é provocada pela emissão de gases veiculares. Justamente pelo alto número de automóveis nas ruas, é importante usar os equipamentos e roupas para ciclismo adequados.

roupas para ciclismo

Acessórios e roupas adequados são necessários para garantir conforto e segurança ao ciclista. Foto: iStock, Getty Images

 

Confira 5 acessórios e roupas para ciclismo

Além de ser um aspecto relevante para a sua segurança, usar roupas para ciclismo apropriadas ajuda a garantir comodidade e maior tranquilidade durante a pedalada. Veja, abaixo, alguns itens que não podem faltar antes de subir na bike:

1. Capacete

roupas para ciclismo

Para evitar problemas de segurança ao praticar ciclismo, o capacete é acessório indispensável. Foto: iStock, Getty Images

Independente da distância que você irá percorrer, não abra mão do capacete. Lembre-se de que hoje já são disponibilizados modelos mais confortáveis, que se ajustam à cabeça e proporcionam ventilação.

Há, inclusive, opções com cores vibrantes e estampas bem femininas. Antes de comprar o capacete, verifique se ele possui o certificado de segurança internacional ou foi se homologado pelo Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro).

2.Luvas

roupas para ciclismo

Ao praticar ciclismo, as luvas promovem maior conforto e segurança às mãos. Foto: iStock, Getty Images

As luvas ajudam a evitar lesões nas mãos e podem segurar a transpiração. Por isso, a dica é escolher um modelo que se ajuste perfeitamente e que tenha modelagem em couro nas áreas de contato com o guidão e o freio.

Dê preferência às luvas confeccionadas em tecido sintético, como lycra, que absorve o suor e deixa as mãos secas por mais tempo. Se preferir, escolha um modelo com abertura nos dedos, permitindo maior mobilidade.

3. Óculos

roupas para ciclismo

Óculos têm a função de proteger os olhos ao pedalar em qualquer tipo de ambiente. Foto: iStock, Getty Images

A função dos óculos é proteger seus olhos da terra, da chuva e do sol – independente do local em que você estiver pedalando. Assim, nenhum atrito poderá atrapalhar sua visão.

Dê preferência para as lentes resistentes, como as feitas com plástico policarbonato, que suportam qualquer impacto. Os óculos também precisam se ajustar perfeitamente ao seu rosto.

4. Roupas justas

roupas para ciclismo

Para que o ciclista fique confortável, as roupas devem ser adequadas aos movimentos. Foto: iStock, Getty Images

As roupas são de fundamental importância para a prática de ciclismo. É preciso escolher peças que favoreçam os movimentos, e não o contrário. Por isso, a dica é escolher camisas, bermudas ou bretelles bem justos, como uma segunda pele.

Opte pelos tecidos sintéticos, que absorvem o suor e dissipam a umidade. O mercado já disponibiliza, inclusive, peças com proteção térmica e contra os raios UV.  

5. Tênis

roupas para ciclismo

Por mais que alguns esqueçam, os sapatos escolhidos devem ser adequados e confortáveis. Foto: iStock, Getty Images

É importante escolher, também, um calçado adequado. Ele não deve apertar o pé, mas não pode ficar largo. Hoje já são disponibilizados, inclusive, tênis especiais para ciclismo, que  prometem uma pedalada mais confortável.

Cuidados na hora de pedalar

Para a sua segurança, é importante manter alguns cuidados redobrados em cima da bike. Confira algumas dicas rápidas para evitar acidentes:

– Tenha iluminação na bicicleta. À noite, esse é um quesito obrigatório por lei

– Prefira ruas e ciclovias calmas e, sempre que for fazer uma curva, sinalize com a mão

– Não ande na calçada ou fure sinaleiras

– No fim da tarde ou à noite, use coletes ou faixas reflexivas

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar! 

 

É fã do Doutíssima? Acompanhe o nosso conteúdo pelo Instagram!