Beleza > Moda

Será que as caneleiras estão ultrapassadas? Descubra

Por Redação Fortíssima 15/05/2016

Diante de inúmeros acessórios fitness modernos, a exemplo do kettlebell e das rubber bands, é natural surgir o questionamento: as caneleiras estão ultrapassadas? Saiba que elas ainda podem ser muito úteis na malhação.

Quem garante é o educador físico Eid Nogueira, professor da rede de academias Smart Fit. Ele aponta que as caneleiras de treino, além de outros utensílios, são de suma importância dentro dos programas de exercícios. Basta saber como usufruir corretamente deles.

As caneleiras estão ultrapassadas?

Caneleiras são úteis em vários exercícios e podem ser usadas em diferentes pesos. Foto: iStock, Getty Images

Será que as caneleiras estão ultrapassadas?

Hoje em dia não faltam opções de acessórios fitness para potencializar seus minutos de treino. Mas nem por isso você precisa abrir mão das caneleiras, que podem ser úteis na prática de inúmeros exercícios.

De acordo com o profissional, elas têm serventia em séries para glúteos, abdominais, reto femoral, adutores e abdutores. Principalmente porque podem ser usadas como implemento para aumentar a intensidade e a sobrecarga nos movimentos. Em outras palavras, dificultam os exercícios e potencializam a prática.

Nogueira garante que elas também podem auxiliar, por exemplo, no trabalho da região abdominal. A carga extra pode ser adicionada nos exercícios para abdominais suspenso,  inverso, na prancha e solo, para citar alguns deles.

Para usufruir plenamente do acessório, porém, o ideal é contar com peças de qualidade. “As melhores caneleiras são preenchidas com pastilhas, emborrachadas e têm velcro grande, que envolve toda a perna”, recomenda o professor. Assim, você não sofre com nenhum imprevisto na execução dos movimentos.

Com ou sem caneleiras, Nogueira reforça que na academia o mais importante é buscar qualidade de vida. Afinal, nem tudo é técnica e fisiologia. A iniciativa também pode ser o início de uma vida mais saudável, mesmo que sem a intensidade de uma musa fitness.

Como aproveitar os acessórios fitness

Nogueira explica que, atualmente, existe uma polêmica em torno dos acessórios na prática de exercícios. Há quem acredite que eles nem sempre são necessários para treinar. A verdade é que tudo depende de utilizar o objeto certo e do modo ideal.

Para o educador físico, o principal cuidado é fazer alterações recorrentes nos itens e nas respectivas cargas. “Dentro de uma periodização do treinamento é fundamental variar o trabalho, pois nosso corpo tem uma grande capacidade de adaptação”, conclui.

E você, acha que as caneleiras estão ultrapassadas? É fã do acessório? Deixe um comentário com a sua opinião sobre o artigo.