Bem-Estar > Motivação

Como conseguir um emprego em meio à crise

Por Redação Fortíssima 13/05/2016

Procurando por um novo trabalho? Com a taxa de desemprego em alta e a economia desestabilizada, pode parecer assustador ir em busca de uma recolocação no mercado. Mas isso não significa que seja impossível, só é necessário traçar uma estratégia de como conseguir um emprego e definir objetivos.

Analise o terreno

Você acabou de perder o emprego ou está sem trabalho já há algum tempo. O primeiro passo é procurar oportunidades que variam de acordo com sua experiência ou formação acadêmica. Ocorre que, especialmente no momento atual, nem sempre é fácil encontrar a vaga dos seus sonhos. Ou seja, é importante então estar com a mente aberta.

Ir em busca de uma recolocação quando você não tem muita experiência também pode ser frustrante. Frequentemente, empregadores dizem que precisam de alguém com mais experiência. Mas como adquiri-la se ninguém oferece uma oportunidade? É comum se ver no meio de um fogo cruzado, já que a situação é complicada.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de desemprego no país está em cerca de 10,9%. Por isso, na hora de concorrer a uma vaga, você tendo experiência ou não, é preciso se destacar

como conseguir um emprego

Acionar a sua rede de contatos pode fazer toda a diferença nessas horas. Foto: iStock, Getty Images

Dicas de como conseguir um emprego

Saber como conseguir um emprego pode não ser tarefa das mais simples, mas sempre existem algumas dicas que podem ajudar você a se destacar e chegar mais perto dos seus objetivos.

  • Crie uma rede de contatos

Se você está apenas em busca de empregos divulgados online, está perdendo tempo. Ter uma rede de contatos pode ser a chave para o desembarque em seu novo trabalho. Muitas posições abertas nunca são publicadas. Pessoalmente, converse com seus ex-colegas de trabalho, amigos, familiares e pessoas influentes em seu ramo.

  • Tenha um bom currículo

Quando você está procurando um emprego, muitos empregadores exigem um currículo e uma carta de apresentação. É uma boa ideia ter o seu sempre preparado e atualizado, além de uma carta já rascunhada. Agilidade no envio pode fazer a diferença.

  • Atraia empregadores

Em vez de caçar postos de trabalho, considere a obtenção de potenciais empregadores. Coloque seu currículo online e você pode salvar tempo e esforço. Criar um perfil em redes sociais profissionais como o LinkedIn também pode ajudar.

  • Defina empresas para buscar

Olhe para as organizações que podem ser boas empregadoras. Procure abranger o maior número de empresas possíveis e ofereça os seus serviços.

  • Encontre vagas ocultas

Muitos postos de trabalho podem ser ocupados antes de serem anunciados, mas você deve ser rápido. Dê uma olhada no recrutamento interno e procure aconselhamento para saber de qualquer vaga que esteja aberta em uma empresa.

  • Fique calmo para a entrevista

Esse é um assunto delicado. Por um lado, se você não está confiante de que pode fazer o trabalho, o seu entrevistador é capaz de perceber o mesmo. Por outro, excesso de confiança pode transparecer arrogância. A dica é buscar um equilíbrio entre ambos e mostrar quem você é.

E aí, gostou das dicas de como conseguir um emprego? Depois conte para a gente nos comentários como se saiu em sua busca. Pode demorar um tempo, mas logo você encontra a vaga que estava procurando.