Receitas

Sopa de alho ajuda a curar a gripe e traz outros benefícios

Por Redação Doutíssima 01/06/2015

A sopa de alho pode ser ótima para esquentar o corpo e promover um sono reparador no inverno. Além de deliciosa e fácil de fazer, a receita ainda favorece a saúde por conter os benefícios desse alimento tão conhecido nas cozinhas: o alho.

 

Com o nome científico de Allium Sativum, essa iguaria, além de um excelente tempero para todos os pratos, pode ainda ser utilizado como planta medicinal eficaz como anti-inflamatório, na prevenção e tratamento de doenças cardiovasculares, no combate ao envelhecimento, contra resfriados, e até mesmo como afrodisíaco.

sopa de alho

Sopa preparada com alho pode ser uma ótima opção de alimento para o inverno. Foto: iStock, Getty Images

Sopa de alho: benefícios

O benefício medicinal do protagonista da sopa de alho para o coração ocorre graças à presença de substâncias como a alicina, que fluidifica o sangue e relaxa os vasos sanguíneos, e a ajoene que possui ação anti-coagulante.

 

Essas substâncias são responsáveis pela diminuição da pressão arterial, do mau colesterol e da leve dilatação dos vasos sanguíneos (o que facilita a passagem do sangue e dificulta a coagulação sanguínea). Por conta disso, ainda é eficaz na prevenção de trombos e trombóticos.

 

Além disso, um estudo feito em 2013 no Jiangsu Provincial Centre for Disease Control and Prevention, na China, concluiu que consumir alho cru pode diminuir as chances de câncer de pulmão.

 

O ingrediente principal da sopa de alho, embora tenha uma lista infinita de benefícios, também traz algumas contraindicações. O alho é desaconselhado para pessoas com hemorragias ou em situações próximas de cirurgia, para evitar risco de sangramentos, já que possui efeitos anticoagulantes.

 

Da mesma forma, o alho deve ser consumido com cautela por pessoas que fazem uso de hipoglicemiantes, uma vez que reduz níveis de açúcar no sangue. É desaconselhado ainda para pacientes com úlceras.

 

Receita da sopa de alho

Confira a receita da sopa e usufrua dos benefícios do alho. Porém, tenha cuidado na hora da compra, pois se o alho estiver ressacado ou com fungos, perde boa parte de suas propriedades.

Além disso, para aproveitar ao máximo seus benefícios, amasse o alho no momento do preparo dos alimentos. Descascado, pode ser guardado por, no máximo, três dias, na geladeira. Enquanto estiver com casca, mantenha fora da geladeira.

Ingredientes:

– 6 cabeças de alho

– 400 ml de creme de leite fresco

– 50 ml de água

– 4 colheres (sopa) de manteiga gelada

– 1 colher (chá) de sal

– Pimenta-do-reino branca moída a gosto

 

Modo de preparo:

Para o preparo da sua sopa de alho, desmanche e amasse as cabeças de alho para retirar as cascas. Misture, em uma panela pequena, o alho com o creme de leite e mantenha em fogo médio por 15 minutos, mexendo de vez em quando. Acrescente a água e tampe a panela até ferver.

 

A seguir, desligue o fogo, deixe amornar um pouco e bata bem no liquidificador. Leve de novo ao fogo e incorpore aos poucos a manteiga gelada, batendo bem com uma colher de pau (ou batedor de arame). Tempere com sal e pimenta a gosto e está pronta sua sopa de alho. Sirva com o acompanhamento que preferir.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!