Cada vez mais o mercado da moda se conscientiza que a beleza é algo plural e não cabe estabelecer padrões sobre isso. E o ano começou com uma campanha de moda praia que reforça essa visão, sendo protagonizada pela modelo Yazemeenah Rossi, de 61 anos.
Campanha de moda praia com modelo de 61 anos
A cada verão, grifes fashion produzem editoriais de suas novas coleções com modelos jovens, altas e magras, expondo um perfil que não representa o seu público consumidor no geral. Indo na contramão disso, o e-commerce The Dreslyn e a marca de lingerie Land of Women lançaram uma coleção de moda praia estrelada pela modelo de 61 anos, Yazemeenah Rossi, mostrando que beleza independe de idade e vai além de um tipo físico único.
A fundadora da marca, Brooke Taylor Corcia, disse em uma entrevista ao site Huffpost que a escolha surgiu a partir do desejo de por fim à hiperssexualização das mulheres nas campanhas de moda praia. “Essa é uma mulher que irradia saúde e vitalidade. Ela é confiante, é uma artista visual e toma conta de si mesma. Essa linha é totalmente sobre ser uma pessoa que é bem vivida e bem viajada, que tem inteligência e confiança, além de deixar tudo isso transparecer”, contou.
Além de ser modelo, Yazemeenah Rossi é uma conceituada artista visual e fotógrafa. Em entrevista ao jornal inglês The Sun, ela falou sobre os seus cuidados de beleza e com a saúde. A francesa revelou que há anos ingere apenas alimentos orgânicos, inclusive carnes e peixes. Na sua rotina de cuidados com a pele e o cabelo, sempre usa azeite de oliva e faz esfoliação apenas com ingredientes caseiros, como azeite de oliva e açúcar.
Belezas diversificadas em campanhas de moda praia
No ano passado, a revista Sports Illustrated, conhecida por sempre exibir modelos magras em suas capas, surpreendeu ao colocar, pela primeira vez em sua história, uma mulher plus size em sua tradicional edição de moda praia, a “swimsuit issue”. A escolhida foi Nicola Griffin, de 56 anos.
A modelo apareceu no anúncio da marca beachwear SwimsuitsForAll usando um biquíni dourado, promovendo a campanha #SwimSexy (“nade sensual”, em tradução literal) que defendia a inclusão de todos os tipos de mulheres. Em entrevista ao jornal Daily Mail, na época, Nicola disse: “Nós somos todas diferentes, com tamanhos e idades diferentes e isso é bonito. Nós somos mulheres reais”.
A mesma edição, que saiu em fevereiro de 2016, trouxe ainda a badalada modelo Ashley Graham, que em 2015 foi a responsável por ser a primeira modelo plus size a estampar um anúncio na revista.
Essas escolhas mostram uma mudança gradativa e necessária do mercado de moda praia e geral, beleza e publicidade. Afinal, se o público que consome esses produtos é amplo e plural, as marcas também devem falar diretamente com todas as mulheres que compõem esse grupo. E que venham cada vez mais diversidade, mostrando que a beleza independe de idade ou físico! Para acompanhar outras matérias, não deixe de acompanhar o nosso site!