Moda

Celebridades apostam no chapéu panamá: saiba como usar

Por Redação Doutíssima 21/09/2015

Um acessório sempre cai bem naquele dia em que você não está inspirada para a produção do look. Quando a dúvida sobre o que vestir surge, invista no look básico, mas arremate o visual com um complemento poderoso. As celebridades adoram usar esse truque e, por isso, o chapéu panamá acaba de virar um queridinho das fashionistas.

O chapéu panamá tem origem equatoriana. Ele é feito com a palha toquilla e, apesar de simples, é clássico e muito charmoso. Em algumas versões, o acessório ganha uma faixa preta ou branca. Atualmente, as cores também variam das básicas às vibrantes. Ou seja: há opções para atender a todos os gostos e estilos.

chapéu paraná doutíssima istock getty images

Acessório favorito de muitos fashionistas, chapéu panamá tem origem equatoriana. Foto: iStock, Getty Images

 

Confira dicas para usar chapéu panamá

No universo da moda, o chapéu não é mais usado com a funcionalidade exclusiva de proteger a cabeça do sol. Isso significa que, apesar de protagonizar no verão, o chapéu panamá também pode ser usado para estilizar produções de inverno. Mas como incluí-lo no look?

Diante de temperaturas mais amenas, a peça pode ser usada com shorts, vestidos, camisas, shirts e batas. O chapéu cai bem com rasteirinhas nos pés, especialmente se o objetivo for criar um traje de passeio, mais descontraído. Nesse caso, o acessório vira um destaque na produção.

Já quando a temperatura cai, o chapéu pode ser uma opção para repaginar aquele visual com calça skinny, suéter, sobretudo ou blazer. Neste caso, é possível completar o look com botas, lenços ou echarpes. Assim, aquela produção toda básica se transforma em uma completamente estilosa.

Se o seu objetivo for criar um visual mais chique com o chapéu panamá, vale a pena lançar mão do acessório com um blazer, uma jeans skinny e um scarpin nos pés. Você ficará estilosa na medida certa para um encontro entre amigas ou para um passeio no shopping.

Uma das grandes vantagens do chapéu panamá é a sua versatilidade. Em outras palavras, é possível afirmar que ele é um acessório totalmente democrático, que cabe tanto em produções elegantes, quanto naquelas mais despojadas ou praianas. Por isso, vale a pena testar combinações, usando e abusando do complemento.

 

Cuidados ao usar chapéu

Apesar de deixar sua produção mais estilosa, o chapéu demanda certos cuidados em relação ao uso. Especialmente porque não são todos os locais que o incluem no dress code. Prefira investir no acessório em eventos ao ar livre, festivais ou shows, passeios, na praia ou no campo.

Evite usar o chapéu panamá na mesa, em locais fechados ou jantares noturnos e, especialmente, no trabalho. Ele pode até fazer parte de um look chique, mas isso não significa que deva estar presente em ambientes formais.

Se você estiver na dúvida sobre como usar o panamá, fique de olho nas celebridades. Elas adoram esse complemento, especialmente para dar um toque fashion às produções despojadas. Famosas como Shakira, Madonna, Cameron Diaz e Alessandra Ambrosio já deram pinta com o modelo.

As celebridades preferem usar o panamá nos looks bem básicos e informais do dia a dia: com calça, sapatilha e camisa. Vale a pena se inspirar e usar essas personalidades como referência para o seu visual.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar! 

 

É fã do Doutíssima? Acompanhe o nosso conteúdo pelo Instagram!