Bem-Estar > Zen

Doshas: o que cada elemento fala sobre sua personalidade

Por Tatiana Barros 07/12/2017

A Ayurveda é uma sabedoria desenvolvida na Índia há mais de sete mil anos e que serviu de base para as medicinas chinesa e ocidental. Ela é baseada na ideia de que todas as pessoas carregam em si três doshas existentes, em diferentes proporções: Vata, que é regido pelos elementos ar e éter, Pitta, por fogo e água, e Kapha, por terra e água.

Para a medicina Ayurvédica são esses doshas que definem os perfis nutricionais, físicos e psicológicos de cada pessoa. Por isso, ela se baseia nesses elementos para compreender cada indivíduo de forma particular e assim definir o que é melhor para cada um, de forma que seja possível adquirir o equilíbrio entre o corpo, a mente e o espírito.
Os indianos acreditam que o desequilíbrio dos doshas, causados pelo estilo de vida de cada um, é o que colabora para o surgimento das doenças.

As características dos doshas

Identificar o seu dosha é o primeiro passo para montar uma dieta e adotar outros hábitos que possibilitem esse equilibro e assim evitar doenças e incômodos comuns na sua vida. Entenda quais são as características de cada dosha:

Pitta

Tem como elemento predominante o fogo, o que faz de pitta um dosha intenso. As pessoas desse dosha costumam ter como características físicas: pele clara, cabelos loiros ou ruivos e olhos claros e pele oleosa. A personalidade é marcada por um intelecto aguçado, irritabilidade, fala articulada, busca por desafios, ciúmes e dificuldade em ser contrariada.

A dieta alimentar deve privilegiar a ingestão de alimentos frios, crus e secos e evitar laticínios gordurosos. As melhores frutas são aquelas que possuem um sabor mais doce, como manga, melão, maçã, coco e uva. Por já ser um dosha quente, é melhor evitar itens ácidos, salgados e picantes.

Vata

Vata tem como elementos éter e água. As pessoas desse dosha costumam ter como características físicas: serem magras, leves, de andar rápido e com maior tendência a ter problemas e dores nas articulações. A personalidade é marcada pela criatividade, entusiasmo, rapidez para executar tarefas, facilidade em se distrair e disposição de ânimo irregular.

A dieta alimentar deve privilegiar alimentos mais naturais, quentes e oleosos, com sabores doces, ácidos e salgados.

Kapha

Tem como elementos água e terra. As pessoas desse dosha costumam ter como características físicas: pele fria, oleosa e pálida, e cabelos crespos. A personalidade é marcada pela tranquilidade e tolerância. Quem é de kapha também é mais relaxado, afetuoso, tem sono mais pesado, digestão lenta e uma maior tendência à obesidade.

Ao contrário de pitta, a dieta alimentar deve privilegiar a ingestão de alimentos quentes, como vegetais ao vapor, temperos picantes e grãos.